Filosofia

Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino Médio - Volume 13

Márcio Rogério de Oliveira Cano (Coordenador) , Anderson Ferreira , César Gomes Bonfim Dias , Jarbas Vargas Nascimento , Jerry Adriano Villanova Chacon

2016 — 1ª edição
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R$ 54,00

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Sobre o Livro

ISBN: 9788521210924
Páginas: 159
Formato: 17 x 24 cm
Ano de Publicação: 2016
Peso: 0.260 kg

Conteúdo

Introdução

1. A filosofia no Ensino Médio
1.1 Competências e habilidades no ensino de filosofia
1.2 Didática e metodologia do estudo filosófico
Referências BIBLIOGRÁFICAS

2. As origens da filosofia: um novo modo de pensar
2.1 Os mitos: tentativa de compreensão do mundo
2.2 Conhecendo o mundo pela razão
2.3 A sabedoria de Sócrates: “Sei que nada sei”
2.4 a epistemologia de Platão e Aristóteles
2.5 Escolas helenísticas
Para finalizar
Referências BIBLIOGRÁFICAS

3. Vivendo com lógica
3.1 As origens da lógica
3.2 Elementos da lógica
3.3 Testes lógicos
3.4 Enigmas lógicos baseados na obra Alice no País das Maravilhas
3.5 Raciocínios de Sherlock Holmes
3.6 Método cartesiano para conhecer objetos ou assuntos diversos
3.7 Experimentos mentais
Referências BIBLIOGRÁFICAS

4. O eu e o outro: refletindo sobre o agir
4.1 Ética e moral: mobilização e sensibilização
4.2 Ética e moral: consciência, liberdade e escolha
4.3 A ética na filosofia antiga
4.4 Ética cristã
4.5 Ética moderna (séc. XVI-XIX)
4.6 Ética contemporânea
Referências BIBLIOGRÁFICAS

5. As relações de poder na sociedade
5.1 Táticas e técnicas do poder
5.2 Relações de poder: mídia e política
5.3 Três tipos puros de poder weberianos
5.4 Pensando com Foucault nas aulas de filosofia
Referências BIBLIOGRÁFICAS

6. A experiência estética
6.1 Estética : o olhar filosófico
6.2 Conceitos de arte
Referências BIBLIOGRÁFICAS

7. O ser da realidade: o pensamento metafísico
7.1 O que as coisas são? Como elas são?
7.2 Como pensar a identidade das coisas?
7.3 A essência humana
7.4 Deus existe? Quem é Deus?
Referências BIBLIOGRÁFICAS

8. O senso comum e as ciências
8.1 Os saberes cotidianos, a filosofia e as ciências
8.2 O senso comum, a verdade e a ciência
8.3 Filosofia da ciência: tecnologia e avanço científico
8.4 Sentido, valor e limites éticos do conhecimento científico
Referências BIBLIOGRÁFICAS

9. A filosofia latino-americana
9.1 A questão da humanidade dos indígenas
9.2 O pensamento latino-americano é inautêntico
9.3 Fazer filosofia: assumir e pensar a própria existência histórica
9.4 Enrique Dussel e a filosofia da libertação
Para finalizar
Referências BIBLIOGRÁFICAS

10. A filosofia e as questões contemporâneas
10.1 A dialética contemporânea
10.2 Cultura de massa e indústria cultural
10.3 Filosofia na infância e filosofia na contemporaneidade
10.4 Desafios do ensino de filosofia na contemporaneidade
Referências BIBLIOGRÁFICAS

11. Considerações finais

Sinopse

Com foco no Ensino Médio, esta coleção traz um material produzido a partir de pesquisas e reflexões de professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil, que se destacaram nos últimos anos por suas contribuições no avanço da educação. 

Este livro visa colocar em discussão questões existenciais que propomos pensar, repensar e definir, utilizando como motivo condutor os posicionamentos de diferentes escolas e filósofos, por meio de suas ideias na trajetória histórica da Filosofia. A disciplina Filosofia é relevante na vida de qualquer ser humano, particularmente na faixa etária aqui focada, em que pesa a responsabilidade de construção de um projeto existencial. Aqui, o professor encontrará orientações para dar aos alunos estímulo à reflexão crítica, a fim de que confrontem os pensamentos dos filósofos ao construírem para si e para a sociedade um programa de cidadania.

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