Max Weber e a Índia

O Vaishnavismo e seu Yoga Social em Formação

selo: Blucher | 2009 - 1ª edição

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

A obra apresenta o contexto sócio-histórico (ética, visão de mundo, prática sócio-religiosa) do vaishnavismo, abarcando o período ortodoxo brahmânico na Índia antiga, o domínio heterodoxo budista e o renascimento da ortodoxia através dos gurus que lutaram filosoficamente para reafirmar a autoridade dos Vedas, a sacralidade do sânscrito e o status do intelectual brahmânico.

Nesse contexto, o vaishnavismo foi gradualmente moldado por intelectuais renunciantes e carismáticos que acreditavam em uma prática religiosa capaz de conceder, ao mesmo tempo, libertação da alma e amor por um deus transcendente. Esses intelectuais absorveram toda uma tradição milenar indiana que afirmava (e afirma) a centralidade da ética brahmânica, independente do contexto social , seja na Índia dos magos, na Índia dos impérios, ou mesmo na Índia dominada por islâmicos iconoclastas; nada e ninguém conseguiu retirar da sociedade a posição daquele que miticamente representa os Deuses.

Essa consagrada tradição, juntamente com inúmeros fatores sociais, permitiu a ascensão do culto bhakti-yoga, o qual se popularizou por muitas regiões indianas - principalmente sob a guia do filósofo e místico Caitanya - rompendo com o sistema de castas e sua doutrina do nascimento, mantendo, contudo, a ética brahmânica.

Arilson Oliveira

Bacharel e licenciado em História, Mestre em Sociologia da Religião e Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do LEA (Laboratório de Estudos da Ásia - USP), autor de vários artigos sobre a Índia e atualmente faz uma análise sobre a indologia alemã em geral.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209582
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  325 páginas
  • Ano da Edição:  2009
  • Peso:  0.67 kg