A coleção foi idealizada para oferecer ao público brasileiro a oportunidade de se aproximar das reflexões de um psicanalista que vem, ininterruptamente, pensando e repensando a clínica psicanalítica contemporânea movida pela constante releitura de Freud e enriquecida pelo pensamento de vários autores, como Winnicott, Bion, Green, Anzieu e de pesquisas da biologia e neurociência. É composta por várias conferências que ele realizou on-line durante o período da pandemia da Covid-19, a convite de universidades e instituições psicanalíticas de diferentes partes do mundo.

Leve a coleção completa




Em busca de novos paradigmas para a clínica e a teoria psicanalíticas contemporâneas

Em busca de novos paradigmas para a clínica e a teoria psicanalíticas contemporâneas

selo: Blucher | 2026 - 1ª edição

O segundo volume da Coleção Conferências de René Roussillon – dando continuidade ao livro anterior, dedicado ao impacto da abordagem do narcisismo e análise do Eu na metapsicologia – apresenta uma série de conferências realizadas ao longo dos últimos anos em que o autor expõe novos desafios para a clínica e a teoria psicanalíticas contemporâneas explorando diferentes aspectos das problemáticas que acompanham a exigência de uma evolução paradigmática. Nelas, encontramos um psicanalista que passa a se interrogar se a diversidade/pluralidade teórica de nosso saber – e, sobretudo, se a luta hegemônica entre teorias – não ameaçaria a integração possível em torno de conceitos nucleares que nos unem e que nos permitem o diálogo. Assim, corpo, pulsões e conflitos pulsionais, representância, apropriação subjetiva, associatividade, narratividade, sexual e sexualidade infantil, destrutividade, uso e presença do objeto, melancolia, integração psíquica, entre outros, poderiam ser pontos de convergência entre teorias ao serem descritores da experiência psicanalítica proveniente do arcaico, do infantil, do adolescente e do adulto.

O narcisismo e a análise do Eu

O narcisismo e a análise do Eu

selo: Blucher | 2023 - 1ª edição

O primeiro volume da Coleção Conferências de René Roussillon, apresenta dois conjuntos de conferências proferidas pelo autor entre 2020 e 2021 sobre os temas narcisismo e análise do Eu. O autor descreve de forma espontânea e minuciosa as suas ideias referentes ao narcisismo e a construção do Eu, desenvolvidas a partir de uma ampla experiência clínica de supervisão, de casos e da sua vida acadêmica e institucional. Uma construção teórica onde a teoria freudiana é integrada de forma criativa e ímpar a outras teorias fundamentais, como as teorias de Winnicott e Bion.

Neste livro, Roussillon apresenta os acontecimentos intrapsíquicos e intersubjetivos primitivos do indivíduo humano com o objeto primordial e o seu ambiente. Esses entrelaçamentos constituem as bases para repensar o narcisismo e realizar uma análise do Eu de forma mais ampla. Tais desenvolvimentos teóricos lhe permitem compreender as estruturas clínicas que denomina sofrimentos narcísicos-identitários, bem como repensar a técnica para o atendimento de pacientes habitados por essas agonias primitivas.

Durante as conferências, o autor fez um amplo e profundo apanhado de ideias que servem tanto para introduzir, como para integrar ao arcabouço teórico dos leitores já habituados ao seu pensamento.

R$ 89,00