Os Caminhos da Imagem

Estudo dos Procedimentos Imagéticos em Alguns Textos da Literatura Brasileira

José Claudio Ortiz

2008 — 1ª edição

Estoque esgotado

Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788561209032
Páginas: 136
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2008
Peso: 0.275 kg

Conteúdo

1 - A linguagem
O signo
O mito

2 - Linguagem e imagem
Denotação e Conotação

3 - A imagem
Os Pólos Metafóricos e Metonímicos da Linguagem
A metáfora: do termo "impróprio" à conjunção de semas

4 - A metáfora: do rompimento colonial à  desestruturação
À guisa de conclusão

5 - A metáfora do século XIX: a natureza como imagem
Texto relativo ao "spleen"
Poema Relativo ao Movimento Simbolista:
Procurando compreender a metáfora do século XIX

6 - A modernidade: criticidade, desmetaforização e metalinguagem
A fase heróica do modernismo
A reflexão sobre a palavra poética:
A Remetaforização da Linguagem Poética:

7 - Reflexões Sobre a Metáfora da Modernidade

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

Sinopse

O presente trabalho resulta do aprofundamento de certas reflexões, postulações e constatações ocorridas quando da elaboração da dissertação de mestrado. Na época a preocupação estava voltada para a análise dos reflexos do influxo dos veículos da "mídia" sobre a produção imagética em alguns poemas da literatura moderna brasileira. Já naquela, a preocupação com o lugar da imagem e, em especial, com a formulação e conceituação da metáfora na perspectiva da poesia moderna brasileira revela certo "desassossego" em relação aos comportamentos metafóricos da atualidade.


A preocupação expressa na época, de acordo com o já afirmado, fundamentava-se no aspecto da influência da chamada "cultura de massas" na elaboração poética e, sobretudo, no comportamento imagético frente ao processo invasor e "assenhorador" dos "mass medida". No entanto, ao circunscrever-se a apenas três poemas da obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, a pesquisa atingiu apenas uma parte do universo lingüístico-literário e imagético da Literatura Brasileira. Tornava-se necessário, então, que a reflexão procurasse rastrear as transformações ocorridas com a elaboração imagética ao longo da História Literária Brasileira. Para isso tornava-se necessário que se elaborasse um processo de seleção, tomando-se alguns momentos histórico-culturais nos quais ocorrera uma mudança desequilibradora com relação ao procedimento imagético.

 

Através da análise de algumas "ilhas culturais" e comportamentos sócio-lingüísticos a essas produções procurar-se-á estabelecer um percurso específico para cada momento histórico-literário, uma vez que se percebia que o comportamento sociológico, associado ao caráter ideológico, impunha-se como mais uma componente na elaboração poética, realizar-se-á a seleção de alguns momentos desta história literária, com textos que explicitem de maneira sistemática as intenções da pesquisa.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!