A acessibilidade do cotidiano
R$ 58,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Existiria um design de notícias ou seria o sofisticado design dos jornais contemporâneos um evento pontual na história do jornalismo? O que o caracterizaria a ponto de separá-lo das demais manifestações do design no mercado editorial? O autor partiu desses questionamentos para investigar o desenvolvimento histórico da forma da página de notícias e também os aspectos metodológicos ligados à sua produção do ponto de vista do design, contribuindo, assim, para cobrir a lacuna em relação à reflexão acadêmica sobre o tema no Brasil. Design de Notícias foi escrito por um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, que identificou e conceituou esse tipo peculiar de design, suas características e abrangências, além de sua contextualização no cenário de mudanças que moldou a sociedade do começo do século XXI. Ao fundamentar sua reflexão acadêmica em mais de 20 anos de prática profissional, contemplada com as mais importantes distinções na área, o autor, indicado ao Prêmio Jabuti em 2014, oferece os elementos que permitem afirmar que não só existe um design de notícias, mas também este é a grande manifestação do designer como autor de discursos.
Ary Moraes, carioca, graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1988) e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1991), mestre (1998) e doutor (2010) em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, concentrando suas pesquisas no campo da Infografia e do Design de Notícias. Professor do Departamento de Análise e Representação da Forma da EBA/UFRJ foi professor de jornalismo visual dos cursos de Jornalismo da UNESA e UERJ e de Design da PUC-Rio, onde lecionou a disciplina Infografia para a graduação.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Prefácio
Introdução
1. Aspectos históricos da página de notícias
1.1 A forma da página de notícias
1.2 A página como produto do desenvolvimento tecnológico
1.3 Os jornais a partir dos anos 1950
1.4 Forma e função
1.5 O fim do século XX
1.6 O design de jornais como negócio
1.7 Design de jornais fin-de-siècle
2. A página de notícias no Brasil
2.1 Os pioneiros da imagem
2.2 O advento do jornalismo comercial no Brasil
2.3 A semana de 22
2.4 A década de 1950 muda os jornais
2.5 A crise dos anos 1970
2.6 A greve dos jornalistas e o design dos jornais
2.7 As mudanças no design
2.8 As reações às reformas
2.9 As reformas se espalham pelo Brasil
2.10 O Correio Braziliense
2.11 A consolidação do design de notícias no Brasil
3. Questões conceituais relacionadas ao
design de notícias
4. O design de notícias
4.1 A pesquisa
4.2 Sobre o tema da cobertura escolhida
4.3 O que a pesquisa revelou quanto aos aspectos gráficos
4.4 Como o design de notícias difere do design de jornais
4.5 Como o design de notícias constrói discursos jornalísticos
4.6 Como o Design se insere no ciclo de produção jornalística
4.7 Aspectos metodológicos do design de notícias
4.8 Considerações quanto aos produtos editoriais digitais
4.9 O design de notícias e seu contexto
Conclusão
Referências bibliográficas