A formação das escolas pioneiras
R$ 115,00
ou até 2x de 57,50
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
O presente livro, fruto de um mestrado, procurou resgatar a origem do ensino de Design na cidade de São Paulo. Neste volume, o leitor encontrará a história dos anos iniciais das três primeiras instituições paulistanas de nível superior. Tudo é contado a partir do cruzamento de documentos e relatos de alguns dos personagens dessa história. Informações estas que permitiram estabelecer relações institucionais e pessoais em resposta ao questionamento dos supostos laços entre as escolas pesquisadas e entre os meios acadêmicos e profissionais do campo do Design paulistano das décadas de 1960 e de 1970.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Prefácio
Introdução
1 Contextos e conceitos
2 FAU/USP: As Sequências de Desenho Industrial e Comunicação Visual
3 FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado
4 Instituto Presbiteriano Mackenzie
5 Análise
6 Considerações finais
Referências bibliográficas