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A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Será que os usuários de ambientes públicos entendem o significado dos símbolos usados nas sinalizações?
Apresentamos neste livro métodos criados por designers e ergonomistas para avaliar esse grau de compreensão e analisamos os resultados de quatro deles. Os resultados desta pesquisa mostram que realmente há dificuldade na compreensão dos símbolos gráficos utilizados em sinalizações de hospitais e serviços de saúde públicos por seus usuários. A aplicação dos métodos oferece base para um bom design.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Eliana Formiga é coordenadora e professora de projetos do curso de Design da ESPM-RJ. Possui graduação em Curso de Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1972) e mestrado em Design pela PUC-Rio (2002). Desenvolve pesquisas na área de Ergonomia, principalmente nos temas: informacional, compreensibilidade, pictogramas, sinalização e símbolos. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Des. Ind. Ltda desde 1988, atuando na área de Comunicação Visual em Identidade Visual, Embalagem e Editorial. Professora de 1989 a 2005 da Faculdade da Cidade. Atualmente, cursa o doutorado na linha de pesquisa de Ergonomia Informacional na PUC-Rio.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
1 Pensando o design da informação
2 Comunicação e informação por meio dos signos
3 Ergonomia informacional
4 Métodos, técnicas e testes para avaliação da compreensibilidade de símbolos
5 Métodos e técnicas da pesquisa
6 Aplicação dos testes e seus resultados
7 Conclusões
Referências bibliográficas