Da Prática à Teoria
R$ 33,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
Examinar o fazer design sob o olhar da Nova Retórica é caminhar por um terreno enigmático e sedutor na construção de aportes conceituais para o delineamento de um corpus teórico do Design, que está em franco debate epistemológico.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
É doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é membro do Núcleo de Estudos Design-Linguagens-Transversalidade do Programa de Pós-graduação em Design e mantém atividades de pesquisa e de co-orientação no mestrado. É também membro do Conselho Editorial do periódico digital TRÍADES em Revista. Atua como profissional de Comunicação Social na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG).
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde exerce atividades de pesquisa, de docência e de orientação de dissertações e teses junto ao Programa de Pós-graduação em Design. Coordena o Laboratório de Comunicação no Design (LabComDesign) e é responsável pelo Núcleo de Estudos Design-Linguagens- Transversalidade e pela editoria do periódico digital TRÍADES em Revista
1 - Design/Design Gráfico
2 - A Retórica nas capas de revistas
3 - Tratado da argumentação ferramental para análise/construção do discurso
3.1. Os âmbitos da argumentação
3.2. Os auditórios
3.3. Convencimento e persuasão
3.4. Pontos de partida da argumentação
3.5. Dados do discurs escolha, presença e comunhão
3.6. Técnicas argumentativas
4 - Época/IstoÉ/Veja: um caso em destaque
4.1. A caricatura como argumento
4.2. O equilíbrio visual no etos posto à prova
4.3. Os efeitos gráficos do "acordo prévio sobre o real"
5 - Da prática à teoria, a Retórica do Design Gráfico
Referências bibliográficas