Metodologia de ergodesign para o design de produtos

Uma abordagem centrada no humano

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição

R$ 125,00

ou até 2x de R$ 62,50

E-book disponível em

Livro aborda o projeto de produto com foco nas necessidades, habilidades e limitações do usuário

Sinopse

Este livro apresenta uma metodologia de codesign que, em seus detalhes, irá permitir que o leitor possa desenvolver projetos de produtos centrados no ser humano, considerando as necessidades, habilidades e limitações do usuário.

 O objetivo do design centrado no humano aplicado a produtos e sistemas é melhorar os níveis de satisfação do usuário e a eficiência do uso, aumentar o conforto, garantir a segurança no uso normal, bem como no previsível mau uso de um produto ou sistema. Este livro se destaca pois apresenta uma metodologia na qual a "voz do usuário" é traduzida em requisitos do produto de uma forma que designers e fabricantes possam usar, caracterizando-a como uma metodologia de codesign. Essa metodologia contribui para projetar produtos de consumo com uma melhor facilidade de uso, eficácia, eficiência, conforto e segurança. Esses critérios devem atender às necessidades dos usuários, contribuir para uma boa usabilidade, boa experiência do usuário e, consequentemente, para a sua satisfação e uso prazeroso.

Este livro é baseado em uma versão revisada e atualizada da tese de doutorado do autor, defendida na Universidade de Loughborough, na Inglaterra. É destinado a designers, arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto e desenvolvimento de produtos e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ergonomia, Design, Arquitetura, Engenharia e áreas correlatas. Também pode ser utilizado por estudantes e profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional interessados no design de produtos para pessoas deficientes.

Marcelo M. Soares

É atualmente professor titular da Escola de Design, Universidade Hunan, China, selecionado para esse posto no âmbito do “Programa 1000 Talentos” do governo chinês. Também é professor titular licenciado do Departamento de Design da UFPE, Brasil. É mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, Brasil, e Ph.D. em Ergonomia pela Universidade de Loughborough, Inglaterra. Fez o seu pós-doutorado no IEMS, Universidade da Flórida Central, EUA. Atuou como professor convidado e apresentou minicursos, workshops e seminários em diversos países, como: África do Sul, Argentina, Colômbia, China, Espanha, EUA, Holanda, Índia, México e Portugal. É ergonomista profissional certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia, da qual foi presidente por sete anos. Tem sido liderança em ergonomia na América Latina e no mundo desde que atuou como membro da diretoria da Associação Internacional de Ergonomia (IEA). Foi presidente do IEA 2012 (Congresso Trienal da Associação Internacional de Ergonomia) realizado no Brasil. Tem 50 artigos publicados em revistas, 147 artigos em anais de conferências, 25 livros e 83 capítulos de livros publicados. É coeditor do Handbook of Human Factors and Ergonomics in Consumer Product Design e do Handbook of Usability and User Experience (UX), publicados pela CRC Press. Suas atividades de pesquisa concentram-se nas áreas de design de produtos, usabilidade, ergonomia do produto, ergonomia industrial, ergonomia da informação e aplicações da realidade virtual e neurociência em produtos e sistemas. Ele também estuda as emoções do usuário ao utilizar produtos e sistemas em ambientes reais e virtuais baseados em biofeedback (eletroencefalografia e termografia infravermelha).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555061642
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  294 páginas
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  1.244 kg