A configuração de um campo profissional
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A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
O estranho universo das pessoas que desenham as letras que você usa no computador. Como se caracteriza o campo profissional do design de tipos digitais no contexto brasileiro? E como nossa produção se insere num contexto internacional? Essas são algumas das principais questões tratadas neste volume.
É mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professor, pesquisador, e desenvolve famílias tipográficas para licenças exclusivas e não exclusivas, por meio do seu projeto independente Outras Fontes. Grande parte de suas produções são distribuídas por revendedores internacionais como MyFonts, Linotype, Monotype Imaging e AscenderFonts. Alguns de seus trabalhos foram expostos nas edições 2008 e 2010 da Bienal Tipos Latinos.
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Conteúdo
Introdução
1 - Delimitações básicas do design de tipos: especificidades do design de tipos digitais
1.1 Design e uso de tipos
1.2 Diferenças entre escrita manual, letreiramento e tipografia
1.3 Duas grandes categorias de us tipos para texto de imersão e tipos display
1.4 Especificidades do design de tipos digitais
2 - Condições e características tecnológicas e socioeconômicas do design de tipos digitais
2.1 O computador pessoal/desktop publishing/formatos digitais
2.2 Tipos digitais e novas mídias
2.3 Novas configurações de mercado
2.4 A internet como meio de difusão de produtos
2.5 Crescimento da produção/comercialização
2.6 Algumas tendências projetuais contemporâneas
3 - A produção brasileira de tipos digitais
3.1 Iniciativas de promoção da atividade
3.2 A produção na década de 1980: primeiras iniciativas no Brasil
3.3 A produção na década de 1990: uma primeira fase do design brasileiro de tipos digitais - iniciativas independentes e experimentação
3.4 A produção na década de 2000: uma segunda fase do design brasileiro de tipos digitais - experiências internacionais e amadurecimento
Considerações finais
Referências bibliográficas