Escola e subjetivação

Diferentes perspectivas

selo: Blucher | 2024 - 1ª edição

R$ 110,00

ou até 2x de R$ 55,00

Sinopse

Este livro é produto do esforço e do interesse de profissionais de diversas áreas relacionadas à educação e, em especial, à educação escolar.

Diante dessa realidade, o propósito da obra é trazer diferentes olhares para o modo de o pensar e o agir pedagógicos, pois, enquanto o avanço do conhecimento aponta para o princípio da unidade da espécie humana no enfrentamento dos problemas para salvar o planeta e a si mesma, assiste-se à instituição escola fazendo a opção pela separabilidade do que deveria ordenar suas funções. Trata-se aqui da separação entre “educar” e “ensinar”.

A escola, sem ver o aluno na sua integralidade, incumbida do educar, entende que sua função é cuidar da formação racional/cognitiva, deixando à família a educação, compreendida como a formação subjetiva: crenças, valores, hábitos e atitudes, por exemplo. Isto é, separa o aprendizado de conteúdos.

É possível separar o “sujeito cognoscente” do “sujeito desejante”, aquele que responde aos conteúdos com seus desejos, afetos e sentimentos, enfim, com sua subjetividade?


Alcimar Alves de Souza Lima

Médico psiquiatra e psicanalista, é professor do curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coautor dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez) e Escola, espaço de subjetivação (Blucher) e autor dos livros Pulsões: uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto (Vozes), Acontecimento e linguagem: ensaios de psicanálise e complexidade (Casa do Psicólogo), A casa das coisas (J.A. Cursino & Editores), Paisagens interiores (Atelier do Centro) e Fotossíntese de palavras (Pulsilis).

Saiba mais

Esméria Rovai

Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais, Psicologia da Educação na PUC-SP e no curso de Formação de Professores do CEETPS. É terapeuta formada em Ciência Médica da Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez), Criança inquieta (On Demand) e Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin (Blucher) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual (Cortez) e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Corteza). 

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521221241
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  340 páginas
  • Ano da Edição:  2024
  • Peso:  0,434 kg