De Freud a Morin
R$ 102,00
ou até 2x de 51,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser.
Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.
Psiquiatra e psicanalista, professor do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coautor do livro Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015). Autor dos livros Pulsões, uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto (Vozes, 1996) e Acontecimento e linguagem (2. ed., Casa do Psicólogo, 2011), entre outros.
Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais; profa. dra. em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora no curso de formação de professores do Centro Paula Souza. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015) e Criança inquieta (On Demand, 2018) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Cortez, 2005; 2010).
Prefácio
1. Novas palavras para um novo momento
2. Por que escrevemos este livro
3. O que acontece no mundo reflete no comportamento infantojuvenil
4. Outras marcas culturais do nosso tempo
5. A escola do século XXI: a formação do sujeito desejante
6. Por uma escola desejante
7. Escola e o desejo de aprender
8. Motivação, motivo, interesse
9. Escola desejante: ritmos e regências
10. A escola desejante educa e ensina
11. Escola espaço/tempo de educação integral
12. Escola espaço de afetividade
13. A pedagogia autogenerativa e a formação do sujeito desejante
14. As relações na escola: exercício de liberdade e subjetivação
15. Liberdade e disciplina na escola
16. Relações plasmadoras no ambiente escolar
17. O novo lugar do professor
18. Professor-aluno: relação transformadora dos afetos
19. Avaliação na prática
20. Avaliação e vocação: uma relação a ser valorizada
21. Um novo olhar para o erro: a perspectiva construtiva
22. Finalizando nossas conversas
Referências
Indicações de leitura
Indicações de vídeos