Escola, espaço de subjetivação

De Freud a Morin

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição

R$ 112,00

ou até 2x de R$ 56,00

Uma reflexão sobre as dicotomias entre educar e ensinar e entre a família e a escola

Sinopse

Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser. 

Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.

Alcimar Alves de Souza Lima

Psiquiatra e psicanalista, professor do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coautor do livro Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015). Autor dos livros Pulsões, uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto (Vozes, 1996) e Acontecimento e linguagem (2. ed., Casa do Psicólogo, 2011), entre outros.

Saiba mais

Esméria Rovai

Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais; profa. dra. em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora no curso de formação de professores do Centro Paula Souza. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015) e Criança inquieta (On Demand, 2018) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Cortez, 2005; 2010).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555061000
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  340 páginas
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  0.419 kg