Efeitos a Longo Prazo das Contribuições de Bion
R$ 145,00
ou até 2x de 72,50
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
Uma súmula e apreciação crítica de um evento que abrigou 490 psicanalistas de vários países, realizado no Colégio Santa Cruz, na cidade de São Paulo, sob o patrocínio da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Esse foi o primeiro encontro internacional sobre a obra de Wiled R. Bion no Brasil, chamado de Bion 2004 São Paulo. Foi organizado de modo único, visando a participação e a representatividade, isento de convidados, mas composto, nas várias sessões de trabalhos individuais e grupais, por psicanalistas eleitos pelos próprios participantes do encontro. Dentro do clima de liberdade e participação que imperou durante o evento, alguns dos apresentadores inseriram-se no elenco daqueles que precisavam ou desejavam ver sua contribuição compartilhada de modo escrito – cujo resultado é este livro.
É analista didata e professora da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Grupo de Estudos de Psicanálise de Campinas (GEP Campinas). Psicanalista de crianças e adolescentes reconhecida pela International Psychoanalytical Association (IPA). Cocoordenadora do Grupo de Estudos sobre Adoção e Parentalidade na SBPSP. Coparticipante do Grupo de Pesquisa Psicanalítica em Autismo (GPPA) e secretária científica da Associação Latino-Americana de Observação de Bebês, Método Bick (ALOBB). Recebeu o prêmio Dr. José Bleger da Asociación Psicoanalítica Argentina (APA) pelo trabalho “Aplicação dos conhecimentos de Psicanálise ao Trabalho em um Serviço de Psicopatologia Institucional” (1976), que teve a coautoria do Dr. Raul J. Capitaine; e o Prêmio Fepal pelo trabalho “Rêverie re-visitado” (2010), publicado na Revista Latinoamericana de Psicoanálisis.
...
Médico formado em 1962 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutor em Medicina pela mesma instituição e analista didata Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
É médico, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Membro da Federação de Psicanálise da América Latina (FEPAL) e full member da International Psychoanalytical Association (IPA).
Membro efetivo e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), Training and Teaching Analyst at The Newport Institute of Psychoanalysis (NPI), na Califórnia e membro honorário do Instituto Wilfred Bion, em Porto Alegre. Coordenador de grupos de estudo sobre a obra de Bion em Porto Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo, Goiânia e Fortaleza e no Rio de Janeiro.
Analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1954). Superintendente (1973-1976) e editor chefe (1977-1978) da Revista Brasileira de Psicanálise. Presidente da SBPSP (1979-1980). Membro da Comissão Coordenadora da I à XII Jornada Psicanálise: Bion (2008-2019).
Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), com dois anos de residência psiquiátrica. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Editor associado do Jornal de Psicanálise (2017-2018). Participante da organização das Jornadas Psicanálise: Bion.
...
É psicólogo formado pela USP, psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), membro da Federação de Psicanálise da América Latina (FEPAL) e full member da International Psychoanalytical Association (IPA), mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutor em Psicologia Social e professor livre-docente em Psicologia Clínica pela USP. Trabalha em seu consultório particular desde 1985 e como docente e supervisor em cursos de especialização e pós-graduação. É também supervisor de atendimentos do Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual do Instituto Oscar Freire (CEARAS). É autor do livro “O processo criativo: transformação e ruptura” (2. ed., Blucher, 2015), autor e organizador do livro “Sobre o feminino” (Blucher, 2018) e de inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, na Itália e nos Estados Unidos. É também artista plástico, pintor e desenhista. Seus trabalhos podem ser vistos em instagram.com/claudiocastelofilhopinturas.
...
Analista didata e analista de crianças na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Publicou inúmeros artigos em revistas psicanalíticas e um livro intitulado Tessituras de uma experiência (edição do autor).
...
...
...
É médico, psiquiatra, doutor em medicina e membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Gaúcho, de Porto Alegre, em 1971 veio para São Paulo atrás do “inglês” que conheceu no I Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Caxias do Sul – Frank Julian Phillips. A experiência de ter análise com Phillips o influenciou de forma decisiva: [...] uma coisa é entender, outra é realizar, realizar é uma experiência emocional. Faz parte de uma geração de psicanalistas que teve o privilégio de testemunhar a difusão das ideias de Wiled Bion em São Paulo e no Brasil. Compartilhou experiências singulares e participou de eventos únicos e oportunos, convivendo com muitos dos formadores da SBPSP.
Foi professor de psiquiatria na University of California (UCLA) School of Medicine, analista e supervisor no Los Angeles Psychoanalytic Institute e no The Psychoanalytic Center of California. Foi membro do conselho editorial do International Journal of Psychoanalysis e vice-presidente norte-americano da International Psychoanalytical Association (IPA). Publicou mais de 250 artigos e foi autor e coeditor de diversos livros, como Who is the dreamer, who dreams the dream? e Do I dare disturb the universe? A memorial to W. R. Bion.
...
...
...
...
...
...
Médico (Faculdade de Medicina da USP), Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da qual foi Presidente. Organizador dos Encontros Bienais da SBPSP e Editor das publicações correspondentes. Autor de Sismos e Acomodações: A Clínica Psicanalítica como Usina de Ideias (Ed. Rosari, 2003) e Dante e Virgílio: o resgate na selva escura (Ed. Blucher, 2017). Autor e tradutor de diversos artigos sobre psicanálise aqui e no estrangeiro, bem como docente sobre a obra de Bion em cursos ministrados no Brasil e no Exterior. Atualmente, dedica-se ao projeto de mapear o impulso humano que leva dois seres a se associarem virtualmente para produzirem novas formas de convívio, gostos estéticos, padrões éticos e o enfrentamento de adversidades: a geração, enfim, de soluções originais para os problemas da vida.
...
...
...
...
Médica pela Universidade de São Paulo (USP) desde 1965. Analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) desde 1988. Doutora em Língua e Literatura Italiana pela USP desde 2003. Livros: Post-Autism – A Psychoanalytical Narrative with supervisions by Donald Meltzer (Karnac Books, 2014); Immagini Oniriche e Forme Poetiche – Uno Studio Sulla CCreatività (Aracne Editrice, 2013).
...
Foi médico no interior paulista, iniciou o consultório de psicoterapia em São Paulo após alguns anos. Possuía experiência na área de psicoterapia de grupo e participou da Sociedade de Psicoterapia de Grupo por muitos anos.
Médico; mestre em Medicina pela FMUSP; psicanalista didata da SBPSP. Psiquiatra no Instituto de Medicina de Reabilitação Física do HCFMUSP. Tradutor de grande parte dos livros e artigos de W. R. Bion, incluindo a primeira versão mundial de Uma memória do futuro. Autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
...
...
...
É analista didata e docente do Instituto Durval Marcondes. Analista de criança e adolescente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Representante do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) junto à Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi). Autora dos livros: O primeiro olhar: desenvolvimento psíquico inicial; Déficit e autismo (2015); e Psicossexualidades: feminilidade, masculinidade e gênero (2016). Escreve sobre desenvolvimento psíquico inicial, masculinidade, feminilidade e autismo.
...
9 Introdução
Parte I
81 O desafio de pensar sobre psicanálise
103 Inveja
109 O protomental não realizado como fundamento dos transtornos de pensamento, simbolização e aprendizagem
137 Fatores de conjunção e disjunção no relacionamento de parceria fértil e criativa
171 O mito de Édipo
179 Mudança catastrófica ↔ mudança criativa: entre a genialidade e a loucura
209 Invariância, transformações e experiência emocional
227 Observação: de “O cravo bem temperado” a “A arte da fuga”
269 Aplicando a grade aos movimentos de um grupo: uma possibilidade de pesquisa em psicanálise
291 Matematização da psicanálise?
313 Estruturas em cena no processo psicanalítico: o setting psicanalítico para a clínica hoje
337 “Sonhar… Talvez…”: o instinto de verdade e a função mais profunda do sonhar nas contribuições de Bion
373 De kleinianos a neobionianos
381 Para um modelo sobre a dor mental: o negativo e a arte de transformar
399 Olhar indagador: why shaped stare
421 O vazio mental: entre o misticismo e o terror hipotalâmico
457 Afinal, o que é a experiência emocional? (Ou uma pergunta que eu gostaria de ter feito a Bion)
475 Criatividade e expansão psíquica no limite do caos: a mente como um sistema adaptativo complexo
Parte II
487 Estímulo I
495 Estímulo II
501 Uma experiência grupal organizada no momento Bion 35-25
533 Concordâncias e divergências entre psicanálise e psicoterapia psicanalítica
561 Sobre o senso comum
569 Produções oníricas e expansões de continência psíquica e do pensar na análise de um adolescente
611 Uma experiência com um grupo (inicialmente) médio: em busca do grupo perdido – experiência de elaboração
de uma situação grupal
627 A experiência de grupos médios
629 Mantendo viva a chama: encontros sobre a obra de Bion pelo mundo