Descrição
Como as coisas passam de uma pessoa para outra? E quais são as consequências disso sobre o modo de ser interno de um sujeito? Este livro explora a área das trocas intra e inter-humanas inconscientes e pré-conscientes que funcionam harmoniosamente: o conceito inspirador fundamental é o dos equivalentes psíquicos das trocas corporais naturais entre as pessoas e suas alterações que produzem patologia. No nível da técnica, o psicanalista trabalha hoje com um método complexo, que na realidade usa processos e ferramentas fundamentais da fisiologia básica original, como a experiência da coexistência psíquica e a cooperação com o paciente em níveis profundos de relacionamento pré-pessoal e pré-subjetivo: a psicanálise não é apenas a ciência do inconsciente, mas também a ciência do caminho que leva ao inconsciente, tornando os canais pré-conscientes dos pacientes praticáveis e habitáveis de maneira fértil, transformadora e eficaz.
Stefano Bolognini
Médico, psiquiatra e psicanalista. Foi presidente da Società Psicoanalitica Italiana e presidente da International Psychoanalytical Association (IPA). É fundador e presidente do Inter-Regional Encyclopedic Dictionary of Psychoanalysis. Desenvolve intensa atividade docente também no intercâmbio entre a psicanálise e outras áreas culturais e científicas.
Informação Técnica
Agradecimentos
Prefácio
Paola Marion
1. Passagens secretas para o inconsciente: residências emocionais, formas de contato e de exploração
2. A despeito de meu ego: o inconsciente e o “problem solving”
3. Representação e sintonização
4. A intimidade e seus equivalentes interpsíquicos
5. Interpessoal, intersubjetivo, interpsíquico e transpsíquico
6. Seis procedimentos técnicos mínimos de uso comum
7. Antes do intersubjetivo: a clínica dos pacientes “pré-sujeituais” e “pré-analíticos”
8. Psicanálise e psicose: reencontrar o self para reconstruir o ego
9. “Ubique et semper”: equivalências e consubstancialidades entre passado, presente, futuro temido e futuro potencial na experiência analítica
Referências