Aprendizagem Motora

Conceitos e Aplicações

Richard A. Magill

2010 — 1ª edição

R$ 136,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521202639
Páginas: 370
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.620 kg

Conteúdo

Unidade I
Introdução à aprendizagem motora

Capítulo 1 - Introdução às habilidades motoras.
Conceito 1.1. As habilidades motoras podem ser classificadas
em categorias gerais
Conceito 1.2. A medida do desempenho motor é crítica para a compreensão 
da aprendizagem motora

Unidade II
Introdução ao controle motor

Capítulo 2 - O controle do movimento coordenado.
Conceito 2.1. As teorias que descrevem o controle do movimento coordenado diferemde acordo com os aspectos centrais e ambientais de um sistema de controle.
Conceito 2.2. A propriocepção e a visão são elementos importantes
nas teorias do controle motor. 
Conceito 2.3. As teorias do controle motor fornecem as bases para
compreendermos como controlar habilidades motoras complexas 

Capítulo 3 - Preparação do controle motor e atenção.
Conceito 3.1. O desempenho do movimento coordenado voluntário exige a preparação do sistema de controle motor.
Conceito 3.2. A preparação e o desempenho de habilidades motoras 
sofrem os efeitos danossa capacidade limitada de selecionar e prestar atenção na informação.
Conceito 3.3. A atenção visual seletiva desempenha um papel importante na preparação de várias habilidades motoras.

Unidade III
O ambiente da aprendizagem

Capítulo 4 - Introdução à aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 4.1. Pessoas que avaliam a aprendizagem devem fazer 
inferências a partir da observação do desempenho durante
práticas e testes. 
Conceito 4.2. Características distintas do desempenho e do executante mudam durante a aprendizagem de habilidades.
Conceito 4.3. A transferência da aprendizagem de uma situação
de desempenho para outra é parte integrante da aprendizagem e
do desempenho de habilidades

Capítulo 5 - Instrução e feedbackaumentado.
Conceito 5.1. O método mais eficiente para fornecer instruções que 
ajudem a pessoa a aprender uma habilidade motora 
depende da habilidade e da meta instrucional. 
Conceito 5.2. O feedback aumentado pode melhorar, dificultar ou 
não afetar a aprendizagem de habilidades.
Conceito 5.3. Os profissionais que se dedicam ao estudo de habilidades motoras podem fornecer o feedback aumentadode várias formas.
Conceito 5.4. A aprendizagem de habilidades pode ser afetada 
por uma grande variedade de características temporais do feedbackaumentado.

Capítulo 6 - Condições de prática.
Conceito 6.1Para a aprendizagem de habilidades motoras é importante a
variabilidade de experiências práticas.
Conceito 6.2. O espaçamento ou a distribuição da práticapode afetar tanto
o desempenho quanto a aprendizagem de habilidades motoras.
Conceito 6.3. A quantidade de prática afeta a quantidade de aprendizagem, embora os resultados nem sempre sejam proporcionais ao tempo investido. 
Conceito 6.4. As decisões sobre praticar habilidades no todo ou 
em partes, se baseiam nas características de complexidade
e organização das habilidades.
Conceito 6.5. A prática mental pode ser eficiente na aprendizagem 
de habilidades, principalmente quando associada à prática física.

Unidade IV
Diferenças individuais

Capítulo7 - Capacidades.
Conceito 7.1. Uma diversidade de capacidades está subjacente ao sucesso
na aprendizagem e no desenvolvimento motores.
Conceito 7.2. A identificação de níveis de capacidades motoras pode 
ajudar o profissional a predizer o potencial da pessoa para a prendizagem
e o desempenho bem-sucedidos de habilidades motoras. 

Bibliografia
Glossário
Índice de nomes
Índice

Sinopse

Vários aspectos deste texto foram mantidos das edições anteriores, enquanto outros foram alterados e adicionados. Inicialmente, entre os aspectos que permaneceram inalterados estão as "abordagens de conceitos", destinados a apresentar o conteúdo do texto. Novamente, cada capítulo trata de uma área genérica do estudo da aprendizagem motora. Cada capítulo está subdividido em vários conceitos fundamentais, que representam os pontos-chaves do conhecimento atual sobre a área em questão. A seguir, uma seção de aplicação descreve exemplos de habilidades motoras relevantes para cada conceito, adaptados ao ambiente cotidiano onde vivemos e questões que explicam como o conceito foi formulado. Dentro desse quadro de referência, foi feito uma adequação especial para manter o texto adequado ao nível de compreensão do aluno, a quem este livro se destina.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!