Lima Barreto na Sala de Aula: Questões Raciais e de Gênero

selo: Blucher Open Access | 2022 - 1ª edição

Sinopse

Em seu segundo volume, Lima Barreto na sala de aula apresenta um leque de abordagem da literatura nacional em sala de aula, mediante análise da escrita de um autor que fez da arte literária um mecanismo de reflexão sobre o Brasil de sua época, com narrativas que se tornaram referência de denúncia sobre as injustiças por que passavam os descendentes dos escravizados. Lima Barreto deixou um legado precioso a leitores curiosos por versões das duras realidades ficcionalizadas sobre a discriminação que cerca, ainda hoje, a vida dos negros brasileiros, lançando luz sobre vertentes que constituíram tanto a formação do pensamento quanto das mazelas nas práticas sociais e políticas de nosso país em relação aos desafortunados, em geral, negros ou mestiços, especialmente as mulheres. É nesse sentido que, sabendo da importância atual dos diferentes temas abordados por Lima Barreto, acreditamos que a visita interessada aos textos expostos neste volume trará excelentes frutos a diferentes leitores.

Lúcia Maria de Assis

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.

Saiba mais

Janete Silva dos Santos

Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade. Atualmente é professora associada da UFNT, onde atua como vice-coordenadora do PPGLLIT.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9786555502619
  • Total de Páginas:  196 páginas
  • Ano da Edição:  2022