Desenvolvimento Profissional do Professor de Cálculo

Uma Experiência em um Grupo Colaborativo

Armando Traldi Junior

2009 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788561209643
Páginas: 138
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2009
Peso: 0.250 kg

Conteúdo

1 - Trajetória da construção de nossa pesquisa        
Mudanças legais referentes à formação de professores no Brasil         
A docência nos cursos de licenciatura em matemática
Configuração do problema de pesquisa

2 - Fundamentação teórica         
Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor
Cultura escolar: possibilidade de desenvolvimento profissional
Grupo de trabalho como possibilidade de desenvolvimento profissional: pesquisas na área de formação de professores
Aspectos didáticos sobre o cálculo diferencial e integral

3 - Metodologia da pesquisa
Panorama da pesquisa na área de formação de professores:
a(s) metodologia(s)
Definindo a metodologia de pesquisa para o estudo
Primeiros movimentos da pesquisa de campo

4 - Trajetória do grupo de trabalho
Constituindo o grupo
O investigador
Conhecendo os professores do grupo

5 - Encontros do grupo de trabalho
Campos de análise

Considerações finais

Síntese do estudo realizado        
Os resultados obtidos
Reflexão final          

Bibliografia

Sinopse

Neste livro o autor analisa as possibilidades de construir um grupo de trabalho do tipo colaborativo, a partir de um grupo de trabalho coletivo, constituído por formadores de professores que ministram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, numa instituição que tem como cultura escolar o individualismo. A partir dessa análise o autor busca alternativas para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, em particular, de Cálculo Diferencial e Integral, que na maioria das vezes não têm uma formação específica como professor universitário, aprendendo a sê-lo num processo autodidata ou seguindo a rotina de seus professores. Ao final do estudo, considera diferentes possibilidades da transição do trabalho coletivo para o colaborativo e, entre elas, destaca: os objetivos em comum dos formadores, a necessidade da troca de experiência e da discussão de conhecimentos didáticos específicos da área de Cálculo Diferencial e Integral, a busca de apoio para enfrentar as mudanças curriculares necessárias, o clima de camaradagem e confiança construído pelo grupo, a busca de conhecimentos específicos do Cálculo Diferencial e Integral.

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