História

Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino - Volume 6

Márcio Rogério de Oliveira Cano , Regina Soares de Oliveira , Vanusia Lopes de Almeida

Todos os Autores

Márcio Rogério de Oliveira Cano, Regina Soares de Oliveira, Vanusia Lopes de Almeida, Vitória Azevedo da Fonseca

2012 — 1ª edição

R$ 52,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206743
Páginas: 168
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.174 kg

Conteúdo

1. O DOCUMENTO HISTÓRICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM 
1.1 O que é um documento histórico?
1.2 Intenções do (e no) uso do documento histórico
1.3 Por que utilizar o documento histórico em sala de aula?
1.4 Trabalhando com documentos históricos
1.5 Sequência didática: usos e funções do documento histórico
1.6 Sequência didática: leituras sobre o mesmo tema
1.7 Para finalizar
1.8 Sugestões de leitura
1.9 Referências bibliográficas

2. HISTÓRIA E CINEMA 
2.1 Histórias do cinema
2.2 História no cinema: narrativas audiovisuais
2.3 História com cinema: análise de documento
2.4 Sequência didática: o cinema nas aulas de história
2.5 Para finalizar
2.6 Sugestões de leitura
2.7 Referências bibliográficas

3. A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA
3.1 O trabalho com fotografia
3.2 Cuidados ao trabalhar com fotografias
3.3 O poder da fotografia
3.4 Considerações sobre o trabalho com imagens
3.5 Possibilidades de trabalho com fotografias
3.6 Sequência didática: montando um painel fotográfico
3.7 Para finalizar
3.8 Sugestões de leitura
3.9 Referências bibliográficas

4. MÚSICA E HISTÓRIA
4.1 Música como instrumento de aprendizagem
4.2 Contextualizando a música brasileira
4.3 Diferentes estilos e possibilidade de abordagem
4.4 Alguns cuidados no trabalho com música
4.5 Sequência didática: linguagem musical e História
4.6 Para finalizar
4.7 Sugestões de leitura
4.8 Referências bibliográficas

5. MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL
5.1 O papel da memória
5.2 A memória através do tempo
5.3 Memória coletiva e memória individual
5.4 O uso da história oral e o trabalho com a memória
5.5 Observações no uso da história oral em sala de aula
5.6 Sequência didática: trabalhando com memórias
5.7 Para finalizar
5.8 Sugestões de leitura
5.9 Referências bibliográficas

6. HISTÓRIA E PATRIMÔNIO
6.1 O que é patrimônio?
6.2 Noções do conceito de patrimônio
6.2.1 Ruínas da antiguidade
6.2.2 Destruição na revolução francesa
6.2.3 As perdas da revolução industrial
6.2.4 O patrimônio na contemporaneidade
6.3 O discurso do patrimônio no Brasil
6.4 Sequência didática: montando uma maquete
6.5 Para finalizar
6.6 Sugestões de leitura
6.7 Referências bibliográficas

7. HISTÓRIA E CIDADE
7.1 Por que as cidades se apresentam como objeto de estudo?
7.2 O que é uma cidade?
7.3 Da Idade Média à cidade contemporânea
7.4 Ler e entender a cidade
7.5 Sequência didática: observando as transformações da cidade
7.6 Para finalizar
7.7 Sugestões de leitura
7.8 Referências bibliográficas

8. HISTÓRIA E PONTOS DE VISTA
8.1 Mudanças de ponto de vista na escrita da História
8.2 Ponto de vista: subjetividade e lugar
8.3 Ponto de vista jornalístico: o documentário e a Coluna Prestes
8.4 Sequência didática: pontos de vista em filmes
8.5 Para finalizar
8.6 Sugestões de leitura
8.7 Referências bibliográficas

9. OS JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA
9.1 O que é jogo?
9.2 O jogo de interpretação de papéis nas aulas de História
9.3 Sequência didática: jogos de representação
9.4 Para finalizar
9.5 Sugestões de leitura
9.6 Bibliografia

10. O ENSINO DE HISTÓRIA E A QUESTÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA
10.1 Mas, afinal de contas, o que é ser cidadão? O que é cidadania? 
10.2 Diferenças entre a cidadania na antiguidade e a cidadania na contemporaneidade
10.3 As especificidades da evolução da cidadania no Brasil 
10.4 Cidadania e educação, cidadania e ensino de História
10.5 Trabalhando a cidadania na escola e nas aulas de História
10.6 Sequência didática: exercitando a cidadania
10.7 Para finalizar
10.8 Sugestões de leituras
10.9 Referências bibliográficas

Sinopse

Por fim, como um dos grandes objetivos do ensino de História é a formação de cidadãos e por ser essa questão tão cara à história contemporânea brasileira, propusemos uma discussão mais atenta sobre as possibilidades de abordagem do tema cidadania na e pela escola.

Esperamos que as reflexões e atividades aqui apresentadas propiciem o desenvolvimento de novas propostas de trabalho em sala de aula, assim como o repensar de nossas práticas em um processo de aproximação prazerosa e significativa de nossos alunos com a história.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!