Tornar-se Professor

A Formação entre as Tramas Técnico-Profissional e Pedagógica

Moses Benadiba

2011 — 1ª edição

Estoque esgotado

Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788580390094
Páginas: 112
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2011
Peso: 0.240 kg

Conteúdo

DEDICATÓRIA 
AGRADECIMENTOS 
PREFÁCIO 
SUMÁRIO 
INTRODUÇÃO 


A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 
Um breve recorte histórico 
O surgimento da LDB 9394/96 e o ensino superior noturno
A formação docente na LDB 9394/96 
Refletindo sobre as exigências da formação profissional neste século XXI 
Analisando um caso: a formação do contabilista 

HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 
A importância do trabalho com a história de vida na formação profissional 
Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho com história de vida 
A importância do trabalho com a história de vida na formação profissional 

DO TÉCNICO-PROFISSIONAL AO DOCENTE: UM ESTUDO (AUTO)BIOGRÁFICO SOBRE "TORNAR-SE PROFESSOR" 
O caminho da pesquisa 
Uma trajetória formativa
Análise da trajetória (auto)biográfica

TORNAR-SE PROFESSOR ENTRE AS TRAMAS DO TÉCNICO-PROFISSIONAL E DO PEDAGÓGICO 
Algumas possíveis pistas para a formação de professores 

CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sinopse

Este texto reflete o estudo da trajetória (auto)biográfica da minha formação docente e foi baseado na Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo.

Mediante este estudo, busquei identificar os elementos mais determinantes na formação de um professor de Ciências Contábeis e verificar em que medida o exercício da pesquisa esteve presente nesta formação. Examinei, também, se a pesquisa, enquanto princípio educativo se refletiu na prática docente.

É necessário entender que na trajetória de Técnico-profissional a Professor, este movimento se dá, na maioria das vezes, pelo convite a profissionais que deram certo no mercado de trabalho e que, portanto, nem sempre possuem formação pedagógica adequada para o exercício docente. Foi também finalidade deste estudo, ao compreender melhor a experiência de um percurso de Contador a Professor de Ciências Contábeis, sugerir alguns possíveis caminhos para a formação inicial e continuada de professores de qualquer área do conhecimento.

Foi perceptível o quanto a investigação (auto)biográfica, com finalidade formativa, pode ser de grande ajuda neste processo reflexivo.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!