Design para uma Educação Inclusiva

Jackeline Lima Farbiarz (organizadora) , Alexandre Farbiarz (organizador) , Barbara Jane Wilcox Hemais (organizadora)

2016 — 1ª edição

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580392012
Páginas: 229
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2016

Conteúdo

PREFÁCIO

 

PARTE I – MULTIMEIOS

Capítulo 1 – Tecnologias & Espaços: mediações de ensino-aprendizagem

Capítulo 2 – Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios

Capítulo 3 – Dispositivos móveis em ambientes didáticos

Capítulo 4 – A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem

Capítulo 5 – As potencialidades pedagógicas e impactos das interfaces dos sistemas instrucionais nas tecnologias das linguagens humanas

 

PARTE II – MULTIMÍDIAS E MULTIMODOS

Capítulo 6 – Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas

Capítulo 7 – Narrativa nos jogos: uma oportunidade para autoria coletiva na escola

4 Design para uma educação inclusiva

 

PARTE III – MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Capítulo 8 – Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo

Capítulo 9 – Formação do professor para a Educação Inclusiva

 

PARTE IV – MÚLTIPLAS PRÁTICAS

Capítulo 10 – Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas

Capítulo 11 – São Tomé e Príncipe: um espaço interdisciplinar de projeto

Sinopse

Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?

—Edgar Morin

 

Nesta obra, assumimos o prefixo MULTI como palavra de ordem. Reunimos artigos resultantes de dez anos de discussões nos eventos SILID e SIMAR (Simpósios sobre Livros, Materiais, Recursos e Tecnologias em Educação), cujos objetos de estudo são multimeios, multimídias, multimodos e múltiplas práticas. Nosso objetivo é oportunizar aos agentes-sujeitos (professores, alunos, gestores em educação, bibliotecários, designers, editores) momentos de reflexão, revisão e ressignificação dos processos de criação, produção, oferta e uso de materiais, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem em educação.

Nossas propostas são a visita e a ação sobre o atual desenho da Educação no Brasil, pois pleiteamos aqui a constituição, de fato, de uma educação inclusiva, não no sentido de “repartir o espaço de ensino-aprendizagem com o diferente”, mas no sentido de entender que todos os agentes-sujeitos estão em situação de inclusão, pois cada um de nós carrega formas distintas de se constituir como cidadão que precisa formar um olhar capaz de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-las, sintetizá-las ou livrá-las de suas contradições.

Propomos aqui o diálogo entre disciplinas clássicas, como Educação e Letras, e contemporâneas, como o Design, como um caminho possível para a transcendência das dicotomias, em prol de todos aqueles que passam a maior parte de seus dias em espaços de ensino-aprendizagem que infelizmente ainda priorizam a exclusão em nosso país.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!