EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador

Fernando José Spanhol , Giovanni Ferreira de Farias , Márcio Vieira de Souza

2018 — 1ª edição
Impressão sob Demanda

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580393613
Páginas: 242
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2018

Conteúdo

PRIMEIRA PARTE: EDUCADOR-COINVESTIGADOR E PBL EM REDE

1 - TIC e práticas na formação do educador-coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes

2- Avaliação heurística da usabilidade de um plug-in para o MOODLE

SEGUNDA PARTE: METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM REDE

3 - Implementação da metodologia TBL (Team Based Learning) em uma estratégia de Blended Learning, no desenvolvimento da disciplina de Empreendedorismo

4 - Aplicação de Badges em certificações

5 - A internalização do conhecimento em energia solar fotovoltaica por meio da gamificação de Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem

6 - A plataforma MOODLE na criação de um curso utilizando princípios da aprendizagem adaptativa

7 - Metodologia Ativa na Educação a Distância: competências do tutor

8 - Criação de um curso on-line visando a inclusão social e esportiva através de REA utilizando o MOODLE

9- Ferramentas interativas de apoio à Educação Corporativa a Distância

10- Eletrônica básica utilizando a metodologia da Blended Learning

11- Blended Learning em um Curso de Desenho de Moda: combinação de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem

Sinopse

Se as redes sociais foram a força que mobilizou a primavera árabe, porque não pode ser a excelência para reencantar a educação, a política, a solidariedade? Esta obra compartilha ideias de expertises e de iniciantes, assertivas aprofundadas, e opiniões, postulados e ensaios, quase um caleidoscópio  poético. É a expressão singular do potencial da comunicação que supera a relação emissor receptor, todos são emissores e receptores simultaneamente, na cultura da convergência todos são autores. Se o poder da comunicação move o capital, a imprensa, a economia, a saúde, o entretenimento, pergunta-se: como move a educação? Como se apropriar da informação desejada – na web, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no LinkedIn, no Telegram, no MOOC, no Ambiente virtual de ensino aprendizagem- e construir um entendimento, um conceito desejado, necessário mais próximo à realidade e mais distante da fake news?

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!