Marcas - Design Estratégico

Do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa

Cecilia Consolo

2015 — 1ª edição
Lançamento

R$ 64,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521209416
Páginas: 168
Formato: 20,5 x 25,5 cm
Ano de Publicação: 2015
Peso: 0.700 kg

Conteúdo

 

PREFÁCIO  por Fred Gelli 
PRÓLOGO  por Cecilia Consolo 
INTRODUÇÃO 

1. A EXPRESSÃO DA MARCA E A EXPANSÃO DO SEU SIGNIFICADO
2. A CONSTRUÇÃO DAS MARCAS: SÍMBOLOS E LOGOTIPOS

    1. Os símbolos no código cultural
    2. A herança da heráldica 
    3. A aplicação das 16 leis da heráldica para o design dos escudos e acomparação com o design de marcas                         contemporâneas 
    4. Metodologia aplicada para o design contemporâneo de símbolos e marcas

3. A SISTEMATIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL

    1. Origem e esgotamento dos manuais de identidade
    2. Análise crítica
    3. A estrutura do manual de identidade corporativa

4. BRAND BOOKS: UM CAMINHO ABERTO
5. GEM: O GUIA DE EXPRESSÃO DA MARCA

    1. A construção de um sistema de expressão
    2. Modelo de gestão com acompanhamento sistêmico


REFERÊNCIAS
ÍNDICE DAS IMAGENS

 

Sinopse

Cada vez mais, empresas de diversos setores da economia buscam o conhecimento em Design para aliar sua metodologia à gestão de processos que lidam com as ambiguidades que atingem sistematicamente o mercado. A proposta deste livro é demonstrar a importância de o designer ser incluído nas equipes de gestão e principalmente nos departamentos de planejamento e estratégia voltados à gestão de marcas e identidade das corporações.

A leitura deste conteúdo estimula os estrategistas de qualquer área a refletirem sobre o quão complexo é o processo de geração e manutenção da identidade de uma organização. Além de apresentar subsídios teóricos, formais e, principalmente, práticos para poder acompanhar, desenvolver e efetivar marcas competitivas, mesmo sem conhecimentos profundos de design, mostra os processos e os métodos de construção e monitoramento da identidade de marca para sua gestão em longo prazo. Ferramentas tradicionais são analisadas, como o Manual de Identidade e o Brand book, demonstrando os prós e os contras. Em seguida, apresenta uma nova proposta de modelo dinâmico de gestão da identidade, o GEM (Guia de Expressão da Marca), que monitora e acompanha a marca em seu posicionamento e nas oscilações e mudanças dos seus pontos de contato. O GEM procura ser um guia que evidencia a importância de cada disciplina envolvida na construção de marcas, apontando todas as etapas de um projeto.

Este conteúdo foi estruturado a partir da vivência da autora como designer, estrategista e gestora de identidade corporativa, acompanhando marcas de empresas de pequeno porte a multinacionais por décadas.

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