Saberes Docentes sobre o Tema Função

Uma Investigação das Praxeologias

Renata Rossini

2009 — 1ª edição

Estoque esgotado

Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788561209704
Páginas: 364
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2009
Peso: 0.700 kg

Sumário

INTRODUÇÃO

PARTE 1. ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA E DIDÁTICA

 

1 - Organização Matemática
1.1. Noções básicas
1.2. A história do conceito de função
   1.2.1. As tabelas na Antiguidade
   1.2.2. A Idade Média - A Teoria da Latitude das Formas
   1.2.3. O período moderno
   1.2.4. Rumo ao século XX
   1.2.5. Síntese das diversas concepções sobre função
1.3. O moderno conceito de função e a Universidade de São Paulo
1.4. Um panorama das atuais definições de função

 

2 - Organização Didática
2.1. Apresentação
2.2. Revisão da literatura
   2.2.1. O aluno como objeto de pesquisa
   2.2.2. Os professores como objeto de pesquisa
   2.2.3. Pesquisas envolvendo professores e alunos
2.3. Análise de documentos e de livros didáticos
   2.3.1. Objetos ostensivos e não-ostensivos
   2.3.2. Análise dos documentos oficiais
   2.3.3. Escolha dos livros
   2.3.4. Critérios para análise dos capítulos sobre função
   2.3.5. Quadro sinótico da aderência aos critérios
   2.3.6. Análise dos livros
   2.3.7. Considerações gerais

PARTE 2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

1 - Formação Continuada de Professores
1.1. As razões para a formação continuada de professores
1.2. Paradigmas de formação continuada
1.3. Saberes docentes
1.4. O problema da pesquisa
1.5. Procedimentos metodológicos
   1.5.1. A ação-pesquisa
   1.5.2. Procedimentos iniciais
   1.5.3. Coleta de dados
      1.5.3.1. Questionários
      1.5.3.2. Mapas conceituais
      1.5.3.3. Descrição e análise dos mapas conceituais
   1.5.4. Caracterizações do contexto da pesquisa
      1.5.4.1. Caracterização da escola
      1.5.4.2. Caracterização dos professores
      1.5.4.3. Caracterização da classe de oitava série e de sua professora de Matemática
      1.5.4.4. Caracterização dos alunos do experimento-piloto

 

2 - Descrição e Análise do Experimento
2.1. Primeira fase
   2.1.1. Momentos de integração
   2.1.2. Os professores começam a produzir
2.2. Segunda Fase
   2.2.1. Aplicação do experimento-piloto
   2.2.2. Discussões sobre o experimento-piloto
2.3. Terceira fase
2.4. Quarta fase
   2.4.1. Aplicação da sequência de ensino: as primeiras sessões
   2.4.2. A penúltima reunião
   2.4.3. As duas últimas sessões
   2.4.4. Encerramento da formação

Conclusões

 

Referências Bibliográficas

Apêndices
A - CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DE FUNÇÃO LINEAR
B - QUESTIONÁRIOS

Anexos
A - Experimento-piloto
B - SEQUÊNCIA DE ENSINO
C - TRANSCRIÇÃO DAS FOLHAS DE FLIP CHART

Sinopse

Este trabalho trata de um tema fundamental da Educação Matemática: Formação Continuada de Professores. A autora, formadora atuante em diversos cursos de formação de professores, apresenta sua busca à questão de como alguns professores reconstroem seus saberes docentes sobre o conceito de função ao elaborar conjuntamente uma sequência de ensino sobre esse conceito, para alunos da 8ª serie do Ensino Fundamental. Por meio de uma reflexão bem fundamentada sobre a história do conceito de função a autora vai descortinando os caminhos desse objeto matemático ao longo do tempo. Inicia então, considerações sobre resultados de pesquisas que tratam do ensino e da aprendizagem de função para depois adentrar na questão da formação de professores e experimento propriamente dito.

Acreditamos que este trabalho contribui para melhor esclarecimento da comunidade de Educadores Matemáticos sobre o tema, e desejamos a quem nos lê uma ótima leitura!

Dra. Silvia Dias Alcântara Machado

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!