História de seu desenvolvimento
R$ 78,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
Este livro abrange o período da história da matemática no Brasil, que vai do século XVIII às duas primeiras décadas do século XXI.
O conteúdo deste trabalho é uma referência e um legado para a geração atual e futura de brasileiros interessados em conhecer os primórdios dos estudos e das pesquisas em matemática no Brasil.
No período de 1811 à década de 1920, o estudo é empreendido via caracterização do meio intelectual brasileiro, bem como por meio da análise de teses sobre matemática, que foram apresentadas à Escola Militar e às suas sucessoras para obtenção do grau de doutor em Ciências Matemáticas e depois em Ciências Físicas e Matemáticas. A partir da década de 1930, abordamos o desenvolvimento do ensino de matemática nas faculdades de ciências, ressaltando a colaboração de matemáticos estrangeiros que vieram trabalhar no Brasil como professores visitantes e a institucionalização, por parte do governo federal, dos programas de pós-graduação stricto sensu em matemática no país.
É graduado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). É professor aposentado pelo Departamento de Matemática da UFPR e revisor da revista “Zentralblatt für Mathematik”. É autor de diversos livros e artigos, entre eles: “Início e Consolidação da Pesquisa em Matemática no Brasil” (Blucher); “Um Acadêmico Lutando com a Indiferença: salvemos a universidade brasileira” (Blucher); “The Academic Life and Influence of Mathematician: Luis Adauto da Justa Medeiros”, 2ª edição revista (Lambert Academic Publishing).