Análise estatística da decisão

selo: Blucher | 2009 - 2ª edição

R$ 78,00

E-book disponível em

Sinopse

Decidir é um ato que afeta o futuro das pessoas e organizações. Más decisões podem representar perdas e problemas cujos efeitos se propagam no tempo e, em geral, acarretam novos problemas que poderiam ser evitados. A tomada de decisão, portanto, deve, sempre que possível, ser amparada por métodos e ferramentas que possam contribuir para a sua melhor qualidade.

 

O presente livro aborda, especificamente, situações em que as decisões devem ser tomadas sob incerteza quanto à realidade em que o problema se coloca. Uma adequada modelagem no que diz respeito a essas possíveis realidades, identificando-as devidamente e atribuindo-lhes probabilidades quanto às suas possibilidades de serem verdadeiras, pode ser, portanto, muito útil. Feito isso, análises estatísticas convenientes orientam quanto à melhor decisão a tomar, incluindo ou não a possibilidade de experimentações de apoio.

 

Outro aspecto a se considerar relaciona-se à subjetividade com que indivíduos, ou mesmo organizações, encaram a preferência pelos possíveis resultados. Tal fato leva à consideração das verdadeiras utilidades desses resultados, como forma de adaptar o modelo de decisão às preferências de cada agente, por meio da Teoria da Utilidade.

 

Outros tópicos correlatas a essa problemática são também abordados no livro, como a Inferência Bayesiana, a questão das distribuições conjugadas e uma introdução à Teoria dos Jogos, em que se verificam situações nas quais decisões devem ser tomadas concomitantemente por agentes em momentos de conflito ou antagonismo. Trata-se, pois, de uma obra de sumo interesse para as pessoas, empresas ou organizações em geral que estejam envolvidas com a questão da tomada de decisão em sua vida ou em seus negócios. 0 conhecimento dos assuntos nela tratados e o uso da adequada metodologia para respaldar as decisões a tomar devem representar uma vantagem plenamente justificável pela melhoria sistemática dos resultados obtidos a médio e longo prazo.

Otto Ruprecht Bekman

M.S. (Industrial Engineering - Stanford); PhD. (Engineering-Economic Systems - Stanford); Foi Professor da Escola Politécnica da USP.

Saiba mais

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto é professor de pós-graduação em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP, onde se aposentou mas segue orientando teses, na Universidade Paulista e nas Faculdades Tancredo Neves. Deste 1965, lecionou Estatística em várias entidades, como a Escola de Engenharia Mauá, a Universidade de Campinas, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, a Escola Politécnica da USP, o Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, a Escola Superior de Química Oswaldo Cruz e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Sua tese de doutoramento, realizado na USP, intitula-se " Contribuição ao Estudo das Correções dos Parâmetros de Distribuições Estatísticas Agrupadas em Classe".

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Material de Apoio

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521204688
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  160 páginas
  • Ano da Edição:  2009
  • Peso:  0.28 kg