Artes - Volume 9

selo: Blucher | 2013 - 1ª edição - Volume 9

R$ 58,00

Sinopse

Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino.

O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino.

É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros.

Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento.

Dália Rosenthal

É artista visual, pesquisadora, educadora e docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA-USP. Como pesquisadora e docente, desenvolve estudos sobre a transdisciplinaridade com ênfase nas relações entre arte, educação, meio ambiente, direitos humanos e práticas colaborativas para formação em arte. Coordena o projeto de pesquisa Transdisciplinaridade, Formação e Arte, com ramificações em diferentes subprojetos, como Ateliê Nossa Casa (desde 2011), Projeto Viveiro (2013-2018) e Pibid/USP/ECA (2012-2018), nos quais desenvolve metodologias e abordagens para a realização de uma prática transdisciplinar no diálogo entre arte, natureza e transculturalidade. É pesquisadora do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no qual ministra a disciplina Transdisciplinaridade, Plástica Social e Processos de Criação em Arte. Como artista visual, dedica-se ao estudo de territórios com foco na América Latina e processos de ocupação da terra por meio de diferentes linguagens, como fotografia, vídeo, desenho, pintura e ações relacionais. Seus trabalhos investigam a paisagem e o corpo mediados pelo imaginário, a história e a temporalidade. Seus projetos, como Circulos Verdes/Green Circles (2014-2019), Cosas Prohibidas (2017), Otros Territorios (2019) e Tempo para Iroko (desde 2020), investigam processos de colonização e seus desdobramentos na contemporaneidade. Suas ações operam com elementos naturais e culturais de cada espaço escolhido, integrando elementos naturais, documentos e testemunhos. Graduada em Artes Visuais (licenciatura), mestra em História da Arte (dissertação: “O elemento material na obra de Joseph Beuys”) e doutora em Poéticas Visuais (tese: “Do interno no tempo”) pela Unicamp. Organizadora do livro “A reflexão e prática no ensino: artes” (Blucher, 2013).

Saiba mais

Maria Christina de Souza Lima Rizzi

É arte-educadora e professora doutora no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua na graduação e na pós-graduação orientando mestrado e doutorado. Pesquisa, a partir do parâmetro da Abordagem Triangular do Ensino da Arte, o universo do ateliê de artes para crianças. Desenvolve, desde a década de 1980, pesquisas e projetos na área de educação em museus e exposições.

Saiba mais

Márcio Rogério de Oliveira Cano

Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521206798
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  148 páginas
  • Volume:  9
  • Coleção:  A reflexão e a prática no ensino
  • Ano da Edição:  2013
  • Peso:  0.243 kg