Bingo! - Vol. 5

E outros ateliês

selo: Blucher | 2025 - 1ª edição - Volume 5 | coleção: Ateliê clínico

R$ 55,00

Sinopse

Apesar de já conhecer a capacidade de Marion Minerbo mergulhar no universo subjetivo de cada paciente, os ateliês deste volume me surpreenderam. Passo a passo, fui conduzida a reconhecer configurações psíquicas pouco usuais na clínica. Em “Bingo!”, vemos uma paciente que apresenta elementos de um funcionamento perverso. Em “Uma paciente bem resolvida?”, Maria se apresenta como um falso self do tipo “pseudomaduro”. No terceiro, descobrimos que Melissa está escondida – mas desesperada para ser encontrada – atrás de um “avatar de pessoa normal” com o qual disfarça a certeza de ser um fracasso. Três perfis psicopatológicos, três articulações teórico-clínicas, três apreensões do campo transferencial que revelam o esforço necessário para dar sentido à clínica.

– Bruna Paola Zerbinatti

Marion Minerbo

É psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2015, foi laureada com o Prêmio Durval Marcondes no XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise pelo trabalho Contribuições para uma teoria sobre a constituição do supereu cruel.

Publicou pela Blucher Diálogos sobre a clínica psicanalítica (2016), Neurose e não neurose (2ª edição, 2019), Novos diálogos sobre a clínica psicanalítica (2019), Transferência e contratransferência (2ª edição, 2020), A posteriori, um percurso (2020) e Notas sobre a aptidão à felicidade (2023). 

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521226826
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  122 páginas
  • Volume:  5
  • Coleção:  Ateliê clínico
  • Ano da Edição:  2025
  • Peso:  0,172 kg