Corpo, alimentação e ideais na clínica psicanalítica
R$ 120,00
ou até 2x de R$ 60,00
Maria Helena Fernandes inspira-nos a enfrentar os desafios do sofrimento humano, quer se expressem pelo corpo e suas funções, como as alimentares, por vivências do feminino, da maternidade ou sejam, ainda, socioculturais.
Em textos em que a poesia entremeia a sutileza teórica e uma rara atenção ao que passa despercebido na cacofonia e nos simulacros da clínica e dos modos de vida contemporâneos, descobrimos a importância do exercício da desconfiança e da delicadeza, que alertam o clínico para as armadilhas do suposto saber, tão tentadoras para nosso narcisismo ameaçado, sobretudo, no acompanhamento dos casos mais difíceis.
Embalados pela melodia de sua prosa, suas expressões e seus conceitos, descobrimos nesta obra o potencial transformador de uma escuta sensível e viva.
– Rubens M. Volich
Psicanalista, doutora em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade de Paris VII, sob orientação de Pierre Fédida. Pós-doutoramento pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora do Curso de Psicanálise e professora colaboradora do Curso de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Membro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática do mesmo Instituto. Autora dos livros L’hypocondrie du rêve et le silence des organes: une clinique psychanalytique du somatique (Presses Universitaires du Septentrion, 1999), Corpo (Casa do Psicólogo, 2003) e Transtornos alimentares: anorexia e bulimia (Casa do Psicólogo, 2006).
Saiba mais
Introdução – Uma trajetória partilhada
1. A feiticeira metapsicologia
2. A hipocondria do sonho e o silêncio dos órgãos: o corpo
na clínica psicanalítica
3. As formas corporais do sofrimento: a imagem da
hipocondria
4. Entre a alteridade e a ausência: o corpo em Freud e
sua função na escuta do analista
5. O corpo recusado na anorexia e o corpo estranho na
bulimia
6. Mãe e filha… uma relação tão delicada…
7. O corpo e os ideais na clínica contemporânea
8. O corpo da mulher e os imperativos da maternidade
Agradecimentos