Estratégias convencionais
R$ 239,00
ou até 4x de R$ 59,75
A área de controle de processos industriais é fundamental nas empresas que lidam com fluidos, onde a preocupação principal é controlar variáveis como vazão, pressão, nível, temperatura, pH, densidade etc. Para efetuar um controle eficiente, mantendo as variáveis em torno de seus valores de referência (set points), é necessário conhecer os algoritmos de controle instalados nos sistemas de controle, bem como saber ajustá-los.
Este livro se propõe a fornecer conhecimentos básicos sobre os algoritmos de controle normalmente encontrados em plantas industriais, bem como as formas mais conhecidas de ajustar os controladores. É dada ênfase ao controlador PID (proporcional – integral – derivativo) e às formas de sintonizá-lo. Apresenta-se, ainda, um embasamento teórico, abrangendo conceitos de realimentação negativa, estimação de modelos aproximados de processos industriais, análise de estabilidade de malhas e principais formas de análise de desempenho de malhas de controle. Ao final, há um exemplo abrangente, que mostra um trocador de calor controlado por diferentes tipos de reguladores da família PID, sintonizados por diferentes técnicas.
Este livro é voltado para engenheiros e técnicos que lidam ou que queiram aprender a lidar com malhas de controle de processos industriais.
É engenheiro elétrico formado em 1979 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), onde também realizou o seu mestrado (1987) e seu doutorado (1992) na área de engenharia eletrônica. Tem experiência nas áreas de modelagem e controle de processos industriais, identificação de sistemas e quantificação e compensação de atrito em válvulas de controle. Trabalhou na Foxboro (atualmente parte do Grupo Schneider), na Taylor (adquirida pela ABB) e na Marinha do Brasil e, desde 1994, é professor em tempo integral na EPUSP, onde coordena o Laboratório de Controle de Processos Industriais. Atuou como consultor em projetos para as empresas Níquel Tocantins (Grupo Votorantim), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Procter & Gamble e Braskem e como coordenador de projetos de pesquisa junto ao Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes). É sócio da startup Cursor Identificação e Controle, que tem como produto principal uma plataforma computacional integrada para identificação de sistemas. Autor de “Modelagem e simulação de sistemas eletromecânicos e processos industriais” (Edusp, 2005) e “Controle de processos industriais – volume 1: estratégias convencionais” (Blucher, 2017).
Saiba mais
PARTE I – INTRODUÇÃO E CONTROLE POR REALIMENTAÇÃO
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES GERAIS
CAPÍTULO 2 – A MALHA DE CONTROLE POR REALIMENTAÇÃO
PARTE II – EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE CONTROLE DE PROCESSOS
CAPÍTULO 3 – OBTENÇÃO DE MODELOS APROXIMADOS DE PROCESSOS INDUSTRIAIS
CAPÍTULO 4 – ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE SISTEMAS DE CONTROLE
CAPÍTULO 5 – CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS DE CONTROLE
PARTE III – CONTROLADORES ON/OFF E PID
CAPÍTULO 6 – CONTROLE DO TIPO ON/OFF
CAPÍTULO 7 – O CONTROLADOR PID ANALÓGICO
CAPÍTULO 8 – PROJETO E SINTONIA DE CONTROLADORES PID ANALÓGICOS
PARTE IV – APLICAÇÃO DE DIFERENTES CONTROLADORES EM UM TROCADOR DE CALOR
CAPÍTULO 9 – EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE DIFERENTES CONTROLADORES EM UM TROCADOR DE CALOR
APÊNDICE – SIMBOLOGIA E NOMENCLATURA USADAS EM
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
Referências