Todas as decisões humanas são tomadas com base em informações memorizadas, com participação das emoções e da intuição, de forma incontrolável.
Esse fato aponta que há uma contínua interação entre racionalidade e intuição durante o processo decisório que, por sua vez, é sujeito a diversos tipos de vieses que distorcem a percepção, produzindo enganos e erros que não podem ser totalmente eliminados. Entretanto, ao conhecermos os mecanismos inerentes à tomada de decisões, os efeitos desses equívocos podem ser reduzidos.
Desse modo, o foco deste livro é apresentar aplicações gerenciais das decisões, tanto em termos individuais como organizacionais, sendo de grande utilidade para profissionais das áreas de administração e correlatas, considerando que há uma correlação positiva entre a capacidade de tomar decisões intuitivas e rápidas com a ascensão profissional dos executivos e a lucratividade das empresas.
O autor é engenheiro de produção, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1965, onde realizou também o curso de doutorado, defendendo tese sobre A Ergonomia do Manejo. Foi professor universitário, lecionando diversas disciplinas ligadas à ergonomia e gerência da produção na Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal da Paraíba e outros. Realizou diversos trabalhos de pesquisa e de consultoria em empresas. Publicou os seguintes livros: Aplicação da Engenharia de Produção, Ergonomia (em co-autoria com Henri A. J. Wierzbicki), Aspectos Ergonômicos do Ônibus Urbano [coordenador), e Pequena e Média Empresa no Japão. Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia - Abergo - e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - Abepro.
Saiba mais
1. A NATUREZA DAS DECISÕES
HISTÓRIA
O PROBLEMA DA DECISÃO
2. OS MECANISMOS DA MENTE
ESTRUTURA DO CÉREBRO
FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
EMOÇÃO E RAZÃO
3. VIESES E ENGANOS
VIESES GLOBAIS
VIESES DE PERCEPÇÃO
VIESES PESSOAIS
ENGANOS
4. FONTES DE INFORMAÇÃO
FISIOLOGIA DA INFORMAÇÃO
OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
5. O PROCESSO DECISÓRIO
MECANISMOS BÁSICOS
FATORES CONDICIONANTES
REGRAS DE DECISÃO
A PRÁTICA DA DECISÃO
6. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
CARACTERÍSTICAS DIFERENCIADORAS
MEDIDAS DAS DIFERENÇAS
7. PESSOAS QUE DECIDEM
DESEMPENHO PESSOAL
DESEMPENHOS INSTITUCIONAIS
8. ORGANIZAÇÕES QUE DECIDEM
ANÁLISES SITUACIONAIS
ATORES DAS DECISÕES
DECISÕES NAS EMPRESAS
9. PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO
ELABORAÇÃO DO PLANO
EXECUÇÃO DAS AÇÕES
ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS