Os estudos sobre memória gráfica buscam elucidar a importância e o valor de artefatos visuais para a criação de um sentido de identidade local e para a história do design. Seu crescimento no Brasil é notável, abrangendo desde pesquisas sobre letreiros em fachadas, impressos efêmeros e técnicas de impressão até mídias digitais. Este livro é indicado para todos os que buscam uma melhor compreensão do design enquanto aspecto da cultura. Traz uma proposta de caracterização dessa linha de estudos e nove trabalhos resultantes de investigações desenvolvidas na disciplina de pós-graduação Memória Gráfica e Cultura Material, oferecida pelos organizadores do volume na Universidade de São Paulo (USP).
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Saiba maisMestra em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, especialista em Design Gráfico pelo SENAC e graduada em Arquitetura pela PUC Campinas, tem sólida experiência em design de produtos e de superfície. Docente nos cursos de graduação em design da ESAMC Campinas, Universidade Metodista de Piracicaba e PUC Campinas, além da pós-graduação em Design Gráfico do SENAC Campinas. É instrutora de design do programa BEPiD (Brasilian Educational Program for iOS Development), do Instituto de Pesquisas Eldorado.).
Saiba maisDoutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (início em 2016) na área de Design e Arquitetura, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) na área de Estruturas Ambientais Urbanas e possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988). Sua atuação na área de design está voltada para o design gráfico com atuação em projetos de identidade visual e mídia impressa. Suas recentes pesquisas englobam estudos sobre criatividade, processo criativo, métodos de projeto e raciocínio em projeto e história do design gráfico.
Saiba maisPossui graduação e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado pela Faculdade de Educação da mesma universidade, desenvolvendo pesquisas históricas sobre a visualidade do livro escolar brasileiro no século XX. Atuou como designer gráfico autônomo, editor de arte e supervisor de design em editoras de livros didáticos de São Paulo, como Ática e Scipione (Abril Educação) dentre outras.
Saiba maisDoutorando em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, instituição onde obteve o título de Mestre (2013) e Arquiteto e Urbanista (1984), onde desenvolve pesquisas sobre a interelação entre arquitetura e tipografia. Professor Associado na Fundação Armando Álvares Penteado, nos cursos de Publicidade e Propaganda (Graduação) e Design (Pós-Graduação). Mais de 30 anos de carreira como Diretor de Arte e de Criação em agências de propaganda como DPZ, Africa e Y&R.
Saiba maisÉ mestre em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; consultor na área de design; assessor de desenvolvimento educacional do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; professor da Fundação Armando Alvares Penteado, Faculdade Santa Marcelina e Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Foi curador adjunto da Bienal Brasileira de Design nas edições de 2006 e 2008 e atua como membro e coodernador de vários júris de concursos nacionais de design. Além disso, é membro do Conselho Técnico do Centro São Paulo Design, do Museu da Casa Brasileira, da Comissão Artística da Associação Brasileira de Cerâmica, do Portal Design Brasil e da Academia AngloGold Ashanti.
Saiba maisPossui graduação em Design de Interfaces pela Faculdades de Ciências Econômicas de Campinas (FACAMP) (2012). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH), com ênfase em Cultura Japonesa e bolsista CAPES.
Saiba maisBacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com pós-graduação Lato Sensu em Design Editorial pelo SENAC - SP. Atualmente é mestranda no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É designer gráfica e diretora de arte das editoras Quelônio e Estratosfera.
Saiba maisAtualmente é doutoranda em Artes Visuais no Instituto de Artes da Unicamp, onde também obteve titulação de Mestra em 2012. Graduou-se em Artes Visuais com Ênfase em Design pela PUC Campinas em 2005. É docente no ensino superior na Faculdade de Artes e Administração de Limeira - Faal - nos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico e Design de Produto. Participou da criação do curso de Especialização em Design Gráfico oferecido pela Extecamp – Escola de Extensão da Unicamp –, no qual atua no núcleo de coordenação e ministra duas disciplinas de Projeto de Identidade Visual. Tem 17 anos de experiência nas áreas de design gráfico e direção de arte
Saiba maisFormada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2014). Atualmente é mestranda em História Social pela mesma instituição e bolsista da Capes. Desenvolve dissertação sobre a representação de gênero em anúncios publicitários do Mappin Stores nas décadas de 1930 e 1940.
Saiba maisPossui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos da ESDI/UERJ.. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca de 19997 a 2004 e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa de 1991 a 1995. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil e um dos coordenadores da coleção de livros "pensando o Design" publicado pela editora Blucher. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil. É membro do grupo de pesquisa "história, Teoria e Linguagens do Design" e do Laboratório de Fundamentos da arquitetura e do urbanismo - LABFAU, ambos da FAUUSP
Saiba mais
1. O que é memória gráfica?
Priscila Farias & Marcos Braga (organizadores)
2. O design das capas da biblioteca pedagógica Brasileira série II livros didáticos da companhia Editora nacional
Didier dias de Moraes
3. O design gráfico da coleção biblio teca de Literatura brasileira, publicada pela livraria Martins editora nas décadas de 1940-1950
Sílvia Nastari
4. Outro olhar sobre a cultura japonesa: O estilo gráfico do art nouveau nos jornais dos Imigrantes japoneses no brasil... 82
Larissa Casteliani Marinho Falcão
5. Conforto feminino e o conforto masculino: o mappin e os anúncios publicitários (1931-1945)... 108
Raissa Monteiro Dos Santos
6. A estrela e a rosa dos vent os: trajetória gráfica de uma marca a partir da leitura dos catálogos da manufatura de brinquedos estrela dos anos 1940 e 1950
Wilma Ruth Temin
7. A assinatura gráfica da pinacoteca do estado de São Paulo a partir de documentos institucionais impressos entre 1912 e 2012
Jade Samara Piaia & Edson Do Prado Pfutzenreter
8. A comunicação visual institucional do iadê no período de 1959 a 1987
Auresnede Pires Stephan
9. Dupla coração do brasil – o retrato de uma história sociocultural nas capas de disco da década de 1960
Maria Beatriz Ardinghi
10. O elemtndo tipográfico nos projetos de artacho jurado para feiras transitórias
José Roberto D’Elboux