Os estudos sobre memória gráfica buscam elucidar a importância e o valor de artefatos visuais para a criação de um sentido de identidade local e para a história do design. Seu crescimento no Brasil é notável, abrangendo desde pesquisas sobre letreiros em fachadas, impressos efêmeros e técnicas de impressão até mídias digitais. Este livro é indicado para todos os que buscam uma melhor compreensão do design enquanto aspecto da cultura. Traz uma proposta de caracterização dessa linha de estudos e nove trabalhos resultantes de investigações desenvolvidas na disciplina de pós-graduação Memória Gráfica e Cultura Material, oferecida pelos organizadores do volume na Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos da ESDI/UERJ.. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca de 19997 a 2004 e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa de 1991 a 1995. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil e um dos coordenadores da coleção de livros "pensando o Design" publicado pela editora Blucher. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil. É membro do grupo de pesquisa "história, Teoria e Linguagens do Design" e do Laboratório de Fundamentos da arquitetura e do urbanismo - LABFAU, ambos da FAUUSP
Saiba mais
1. O que é memória gráfica?
Priscila Farias & Marcos Braga (organizadores)
2. O design das capas da biblioteca pedagógica Brasileira série II livros didáticos da companhia Editora nacional
Didier dias de Moraes
3. O design gráfico da coleção biblio teca de Literatura brasileira, publicada pela livraria Martins editora nas décadas de 1940-1950
Sílvia Nastari
4. Outro olhar sobre a cultura japonesa: O estilo gráfico do art nouveau nos jornais dos Imigrantes japoneses no brasil... 82
Larissa Casteliani Marinho Falcão
5. Conforto feminino e o conforto masculino: o mappin e os anúncios publicitários (1931-1945)... 108
Raissa Monteiro Dos Santos
6. A estrela e a rosa dos vent os: trajetória gráfica de uma marca a partir da leitura dos catálogos da manufatura de brinquedos estrela dos anos 1940 e 1950
Wilma Ruth Temin
7. A assinatura gráfica da pinacoteca do estado de São Paulo a partir de documentos institucionais impressos entre 1912 e 2012
Jade Samara Piaia & Edson Do Prado Pfutzenreter
8. A comunicação visual institucional do iadê no período de 1959 a 1987
Auresnede Pires Stephan
9. Dupla coração do brasil – o retrato de uma história sociocultural nas capas de disco da década de 1960
Maria Beatriz Ardinghi
10. O elemtndo tipográfico nos projetos de artacho jurado para feiras transitórias
José Roberto D’Elboux