Enciclopédia de automática - Volume 2

Controle e automação

selo: Blucher | 2007 - 1ª edição - Volume 2

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

E-book disponível em

Sinopse

Controle e automação é uma das raras áreas do conhecimento que, simultaneamente, apresenta grandes desafios tanto teóricos, quanto práticos. Nas últimas décadas, essa área tem atraído grande atenção tanto na academia, quanto no setor produtivo, gerando muitas demandas por seu conhecimento e experiência. Enfim, hoje não é mais possível desassociar o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial da área de Controle e Automação.

O alvo a ser atingido na edição dos três primeiros volumes da Enciclopédia de Automática é disponibilizar uma obra que seja verdadeiramente útil para quem, pela primeira vez, deseja estudar um assunto da área de Controle e Automação; para quem desenvolve pesquisa na área e para aqueles que precisam aplicar conceitos e técnicas de Controle e Automação na solução de problemas reais. Assim, a presente obra tem como público-alvo alunos de graduação, alunos de pós-graduação e pesquisadores, bem como profissionais do setor produtivo.

Quase uma centena de pesquisadores, de vinte e sete instituições distintas, envolveu-se na composição dos quarenta e seis capítulos que formam agrupados em nove áreas:

1) Ensino de Controle e Automação (Volume I)

2) Teoria de Controle (Volume I)

3) Automação da Manufatura (Volume I)

4) Sistemas Lineares (Volume II)

5) Sistemas Não-Lineares (Volume II)

6) Controle de Processos e Redes Industriais (Volume II)

7) Estimação e Filtragem (Volume III)

8) Sistemas Inteligentes (Volume III)

9) Robótica (Volume III)

Nesta Enciclopédia de Automática, o leitor encontrará mais de quatrocentas figuras, mais de uma centena de exemplos, além de catorze estudos de caso. Há inúmeras referências cruzadas entre os capítulos e a obra inclui índice remissivo com mais de 2.600 entradas, o que facilita encontrar informações sobre determinado assunto. Finalmente, o leitor tem à sua diposição , nas mais de 1.300 referências citadas, amplo material, publicado no Brasil e no exterior, para aprofundar seu estudo.

Luis Antonio Aguirre

Recebeu da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica em 1987 e 1990, respectivamente. Em 1994, recebeu o título de PhD em Controle Automático pela Universidade de She eld, na Inglaterra. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG, onde leciona diversas disciplinas na área de controle na graduação e na pós-graduação. É autor do livro “Introdução à identificação de sistemas” (Editora da UFMG, 2015). Foi editor-chefe da “Enciclopédia de automática” (Blucher, 2007) e do periódico “Controle e automação”, da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) de 2008 a 2012. Serviu a SBA por duas gestões como membro de sua diretoria e, por quatro mandatos, em seu conselho superior.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521204091
  • Acabamento:  Capa Dura
  • Total de Páginas:  420 páginas
  • Volume:  2
  • Ano da Edição:  2007
  • Peso:  0.795 kg