Guia para aulas práticas de biotecnologia de enzimas e fermentação

selo: Blucher | 2017 - 1ª edição

R$ 67,00

E-book disponível em

Sinopse

A biotecnologia vem sendo desenvolvida ao longo do tempo – dos primórdios da humanidade até 1677 (ano da invenção do microscópio óptico), do final do século XVII à década de 1970 (invenção das técnicas do DNA recombinante e da fusão celular) e dos anos 1970 até hoje (desenvolvimento acelerado das técnicas biotecnológicas).

Pela diversidade da biotecnologia e por seu ensino nos níveis médio e superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação, é tarefa difícil para os professores de diferentes áreas (biologia, química, farmácia, engenharia bioquímica e áreas afins) estabelecer programas de ensino prático.

Com base na generalidade dos conceitos norteadores da atividade enzimática e do processo fermentativo, concebemos este livro para agregar experimentos biotecnológicos de complexidade baixa e moderada, executáveis em laboratórios minimamente aparelhados. Os experimentos descritos dão ao professor a possibilidade de reproduzi-los pura e simplesmente ou de adaptá-los a projetos de pesquisa (iniciação científica e pós-graduação) ou a trabalhos de conclusão de curso, nos níveis médio, técnico ou superior, envolvendo enzimas e/ou micro-organismos.

José Alves Rocha Filho

Saiba mais

Michele Vitolo

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1974). Possui mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (1979) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1983). Desenvolveu programa de Pós-Doutorado na Università Degli Studi di Napoli no período 1986/1987. Livre-Docente/Prof. Associado (1989) e Profa. Titular (1992) pela USP. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia e em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos com leveduras; sistemas multienzimáticos, envolvendo enzimas que requerem cofatores, aplicáveis a reatores descontínuo e contínuo com membrana; enzimas industriais (invertase, glicoseoxidase e óxidoredutases); e biotecnologia. Ministra na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP dois cursos de Graduação ("Aplicação de enzimas na indústria Alimentícia" e "Biotecnologia Farmacêutica") e dois cursos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica ("Uso Industrial de Enzimas" e "Aplicação de Enzimas e Células Imobilizadas").

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521211686
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  168 páginas
  • Ano da Edição:  2017
  • Peso:  0.295 kg