Indústria 4.0 - Volume 2

Impactos sociais e profissionais

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição - Volume 2

R$ 93,00

Sinopse

A assim conhecida Indústria 4.0 representa, hoje, um enorme desafio às organizações, à sociedade e ao Estado. Além de as novas tecnologias serem adotadas pelas organizações públicas e privadas para proporcionar maior produtividade, muitas empresas já nascem na lógica digital, como as chamadas empresas-aplicativos, com estrutura e processos adequados ao seu ambiente.
 
Socialmente, existem impactos severos sobre o mundo do trabalho, a educação, a vigilância social, a vida urbana, as artes e a estética, que demandam enorme atenção dos atores sociais para incorporar as tecnologias digitais e considerar os eventuais efeitos deletérios sobre os indivíduos e as coletividades. Por fim, o Estado se defronta com a necessidade de regulamentar as novas relações de emprego e de consumo, além de formular políticas públicas que promovam o desenvolvimento tecnológico, dirimindo suas consequências sociais. Neste contexto multifacetado e complexo, este livro, em seu segundo volume, atravessa diferentes áreas do conhecimento para compreender os impactos sociais e profissionais que surgem da incorporação das novas tecnologias em nossa sociedade. Abrange, para tanto, as áreas da Arquitetura e Urbanismo, da Arte, do Direito, da Engenharia, da Moda, do Serviço Social e da Sociologia, de modo que o público mais amplo tenha acesso a reflexões contemporâneas, qualificadas agudas acerca das repercussões tecnológicas sobre relevantes aspectos da vida social e profissional.

Rodrigo Bombonati de Souza Moraes

Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) e Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), com mestrado em Administração (FEA-USP) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e líder do Grupo de Pesquisa Mutamba – Patrimônio, Políticas Públicas, Tecnologia e Sociedade, cadastrado no diretório do CNPq.

Saiba mais

Maria Izabel Machado

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestrado (2012) e doutorado (2017) em sociologia pela UFPR. Atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos – PPGIDH e na Faculdade de Educação, ambos na Universidade Federal de Goiás. Como pesquisadora tem se dedicado aos estudos de gênero, trabalho, cuidado, educação e direitos humanos, integrando o Núcleo de Estudos de Gênero (UFPR) e o grupo de pesquisas Mutamba (UFG).

Saiba mais

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Professora Titular do Curso de Direito, Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito (PPGD) da PUCPR. Coordenadora do Curso lato sensu de Direito Digital da PUCPR. Doutora em Informática pela PUCPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Engenheira Civil pela UFPR. Membro Consultivo da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Diretora acadêmica do Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555064926
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  234 páginas
  • Volume:  2
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  0.3 kg