A primeira infância, que vai do nascimento até os 6 anos, é considerada uma “janela de oportunidades”, pois é o período em que o cérebro humano se desenvolve mais rapidamente. Este livro reúne contribuições que abordam temas e discussões na fronteira da ciência sobre esse estágio da vida, apresentando um percurso abrangente dos aspectos que influenciam o desenvolvimento infantil, incluindo fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Ao longo da obra, são apresentadas evidências científicas que destacam a importância de investirmos na primeira infância como forma de promover igualdade de oportunidades e bem-estar ao longo da vida, disseminando descobertas científicas de ponta para um público amplo, que inclui profissionais de diversas áreas, pais, educadores e tomadores de decisão. Trata-se de uma ferramenta fundamental para todos que buscam transformar conhecimento científico em práticas capazes de garantir um futuro promissor para as próximas gerações.
Apresentação
A importância da primeira infância
Prefácio
A ciência como bússola para a proteção das múltiplas primeiras infâncias brasileiras
Mariana Luz
1. Desigualdade e pobreza na primeira infância
Bruno Kawaoka Komatsu e Naercio Menezes Filho
2. Plasticidade epigenética e desenvolvimento infantil
Gisele Rodrigues Gouveia, Caroline Camilo e Helena Brentani
3. Impactos da alimentação e nutrição no desenvolvimento infantil
Juliana Araujo Teixeira e Sonia Isoyama Venancio
4. Sono e desenvolvimento infantil
Rebeca Buest de Mesquita Silva, Vitor Lacerda , Adrielle Pykoc, Helena Schmidt, Julia Fernandes da Silva, Gustavo Santos e Fernando Louzada
5. Desenvolvimento infantil e parentalidade
Rogerio Lerner, Izabella Lopes de Arantes e Caroline Martins Dias
6. Experiências adversas na infância e suas consequências para o desenvolvimento
Maria Beatriz Martins Linhares e Elisa Rachel Pisani Altafim
7. A importância da Puericultura para o desenvolvimento na primeira infância
Débora Falleiros de Mello, Lislaine Aparecida Fracolli e Maria de La Ó Ramallo Veríssimo
8. Educação infantil
Daniel Domingues dos Santos e Luiz Guilherme Scorzafave
9. Políticas públicas de primeira infância
Claudia Cerqueira do Nascimento e Bruno Kawaoka Komatsu
Referências
Sobre os autores