Internet e Promoção da Cidadania: A Contribuição dos Portais Municipais

selo: Blucher Acadêmico | 2008 - 1ª edição

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

Este livro apresenta uma versão resumida da tese de doutorado em Administração, na área de concentração Sistemas de Informação, intitulada "Limites e possibilidades do uso de portais municipais para promoção da cidadania: a construção de um modelo de análise e avaliação", defendida na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2003, sob a orientação do Prof. Norberto Torres.

Não é simples conduzir uma pesquisa em que o próprio objeto de estudo muda de nome (e de conceito) ao longo da realização da pesquisa. O tema que despertou o interesse do pesquisador foram as homepages de prefeituras. Nos primeiros dias de trabalho, ainda na fase de aproximação ao tema, a pesquisa já versava sobre websites municipais. À época de sua conclusão, o avanço da tecnologia da informação e o adensamento do uso da Internet pelos municípios vai transformando-os em portais.

Por trás dessa mudança, encontra-se um conjunto de fenômenos sociais complexos e interligados: evolução da tecnologia de portais, ampliação da base de usuários da Internet sem modificação do quadro de exclusão digital a que se submete a maior parte das pessoas, aprendizado organizacional e social quanto ao uso da Internet, mudanças nas práticas de gestão e de trabalho nas organizações públicas, demandas dos cidadãos quanto a novos padrões de qualidade de serviços e transformações culturais.

Com isso, o que um dia foi pensado como estudo das homepages municipais torna-se um trabalho a exigir uma abordagem multidimensional e integrada: há que se falar de tecnologia da informação, de transformação na gestão pública, de atendimento ao cidadão, de organizações públicas, de processos sociais e culturais e de direitos e cidadania.

Esse tipo de fenômeno pode também ser estudado à luz do processo de Reforma do Estado, colocado em discussão nos vários níveis de governo, inclusive o municipal. Do ponto de vista da tecnologia da informação, os últimos anos têm propiciado um desenvolvimento bastante expressivo. A convergência entre essas duas tendências pode produzir inovações significativas na relação entre governos e cidadãos, trazendo conseqüências positivas para a promoção da cidadania.

José Carlos Vaz

Professor da USP - Gestão de Políticas Públicas. Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1986), Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas SP (1995) e doutorado em Administração de Empresas - Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas SP (2003).

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209094
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  248 páginas
  • Ano da Edição:  2008
  • Peso:  0.483 kg