Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?
Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Graduação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência como professora do Ensino Básico e na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática. Faz parte do grupo de investigação PEA-MAT (Pensamento Matemático) que estuda os problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem de Matemática, atuando principalmente na formação de professores.
Saiba mais
1.Introdução
Primeira parte
2.O problema
Resultados de pesquisas
Problemática
Metodologia e procedimentos metodológicos
Segunda parte
3.Estudos preliminares para a formação
Uma questão de terminologia e significados
Breve estudo da gênese de número fracionário
Uma organização matemática para a formação
Terceira parte
4.O dispositivo experimental
Caracterização do projeto de formação, da escola e dos professores
A formação
Análises
5.Considerações finais
Fundamentação teórica e metodológica
6.Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses
7.Implicações e perspectivas futuras
8.Referências
9.Apêndice A – Material da formação específica: as concepções de números fracionários
Introdução
Concepções
10.Apêndice B – Material de formação dos alunos
Ficha 01
Ficha 02
Ficha 03
Ficha 04
Ficha 05
Ficha 06
Ficha 07
Ficha 08
Ficha 09