Aprendizagem Criativa de Piano em Grupo

José Leandro Silva Rocha

2016 — 1ª edição
Lançamento

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580391954
Páginas: 180
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2016

Conteúdo

Capítulo 1. Introdução

Capítulo 2. Pressupostos teóricos e de análise
2.1 A criatividade na área da educação musical
2.1.1 Ampliando o conceito de composição na área da educação musical
2.1.2 Práticas criativas no ensino de música
2.1.3 Aprendizagem criativa em música
2.2 Ensino e aprendizagem de piano
2.2.1 Sobre piano e educação musical
2.2.2 Ensino de piano em grupo (EPG)
2.2.3 Prática de piano em grupo
2.2.4 Piano Complementar
2.2.5 A composição na aula de piano em grupo
2.2.6 Arranjo
2.2.7 Improvisação
2.3 Síntese do capítulo

Capítulo 3. Procedimentos metodológicos da pesquisa
3.1 O universo em que se aplicou a pesquisa
3.2 Procedimentos metodológicos
3.2.1 A pesquisa-ação
3.3 Instrumentos de coleta de dados
3.4 Instrumentos de organização e análise dos dados
3.5 A pesquisa-ação no contexto da pesquisa
3.5.1 Fase 1 (Allegro) – identificação das situações iniciais
3.5.1.1 A identificação de situações-problema
3.5.1.2 A definição de objetivos
3.5.2 Fase 2 (Adagio) – projetação da pesquisa e da ação
3.5.2.1 O planejamento metodológico da pesquisa e da ação
3.5.3 Fase 3 (Moderato) – realização das atividades previstas na pesquisa-ação
3.5.3.1 A realização da pesquisa e da ação
3.5.4 Fase 4 (Presto) – avaliação dos resultados obtidos
3.5.4.1 A análise e a avaliação dos resultados
3.6 Síntese do capítulo

Capítulo 4. Práticas criativas na aula de piano em grupo
4.1 Discutindo o uso de práticas criativas no ensino de piano em grupo
4.1.1 “Tap It Out”: leitura rítmica, improviso e arranjo
4.1.2 Jogo da imitação – criar, perceber e tocar de ouvido
4.1.3 Repertório elementar de piano – estudo de leitura e improvisação
4.1.4 Ondas de criatividade – imitando, improvisando e lendo partituras
4.1.5 A marcha dos primeiros passos – leitura, acompanhamento e improvisação
4.1.5.1 Processos de ensino e aprendizagem musical no estudo de “A marcha dos primeiros passos”
4.1.6 Compondo na aula de piano em grupo
4.1.6.1 Registrando as composições
4.1.7 Cenas do processo composicional
4.1.7.1 Como eu escrevo isso?
4.1.7.2 Roberto e a partitura
4.1.7.3 Dificuldades e sentimentos
4.1.8 O papel do professor-compositor
4.1.9 Recital público – apresentação das composições ao público
4.2 Síntese do capítulo

Capítulo 5. Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
5.1 Concepções dos alunos a respeito do tema composição musical
5.2 Fatores que contribuem para a aprendizagem de piano
5.2.1 Autoavaliação de aprendizagem musical
5.2.2 Contribuições de atividades criativas na aprendizagem de piano
5.2.3 Avaliando os processos criativos na aula de piano
5.2.4 Dificuldades e meios de superação
5.2.4.1 Dificuldades
5.2.4.2 Método de superação
5.2.5 Criando e analisando as composições musicais
5.2.6 Apresentando e compartilhando as criações musicais
5.3 Criatividade na formação docente em música
5.3.1 O piano para o professor de música
5.3.2 Compor no piano contribui para a formação do professor de música
5.4 Síntese do capítulo

Capítulo 6. Considerações finais

REFERÊNCIAS
APÊNDICE A – Termo de Consentimento
APÊNDICE B – Roteiro de entrevista semiestruturada
APÊNDICE C – Fôlder do recital
APÊNDICE D – Materiais didáticos elaborados para esta pesquisa
APÊNDICE E – “Dança das mãos”
APÊNDICE F – Exemplos de exercícios de composições dos alunos
ANEXO A – “Tap It Out”
ANEXO B – “Ondas”

Sinopse

Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada à educação musical. Entre os temas abordados estão as práticas criativas para o ensino de piano em grupo e os processos de aprendizagem criativa em música, tendo em vista alunos de um curso de formação docente em música. A pesquisa considerou ações pedagógicas para um ensino criativo, como compor, apresentar e criticar música na aula de piano em grupo. Além disso, buscou avaliar as perspectivas dos alunos investigados a respeito de seu processo de aprendizagem musical. Ao final, constatou-se que o uso de práticas criativas na aula de piano em grupo favoreceu processos formativos mais abrangentes, permitindo o estabelecimento de um ciclo criativo de formação em música. A obra é destinada a professores, alunos, pesquisadores e ao público interessado na área de educação musical.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!