Ciências Humanas e Comunicação

Sociologia

Coleção a Reflexão e a Prática no Ensino Médio - Volume 12

Davisson Charles C. de Souza , Débora Cristina Goulart

2019 — 1ª edição
Lançamento Impressão sob Demanda

R$ 49,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521213741
Páginas: 142
Formato: 17 x 24 cm
Ano de Publicação: 2019
Peso: 0.255 kg

Conteúdo

APRESENTAÇÃO

1. A TRAJETÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

3. A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

4. CAPITALISMO E CLASSES SOCIAIS

5. A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA

6. TRABALHO E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

7. CULTURA

8. IDEOLOGIA OU IDEOLOGIAS?

9. PODER, POLÍTICA E ESTADO

10. MOVIMENTOS SOCIAIS

Sinopse

COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.

Este livro retoma a discussão sobre o ensino de sociologia e busca estimular os docentes a partir de suas práticas cotidianas em sala de aula. Para tanto, propomos uma abordagem teórico-metodológica dos conceitos, temas e teorias próprios das ciências sociais a partir de uma teoria pedagógica, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A PHC objetiva vincular a prática pedagógica com a prática social global, o que permite uma tradução didática interessante e interessada dos conhecimentos científicos das ciências sociais para conhecimentos escolares vinculados à realidade dos estudantes. O livro também traz sugestões de abordagens com diversos recursos didáticos.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!