Perto das trevas

A depressão em seis perspectivas psicanalíticas

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição

R$ 99,00

E-book disponível em

Autores de diferentes vertentes da psicanálise refletem sobre pontos relativos às problematizações em torno do campo das depressões

Sinopse

É com satisfação que me vi convidado e participando desse livro de porte que foi empreitado por Alfredo Naffah Neto e Alexandre Patricio de Almeida. O tema abordado é a depressão que devasta e corrói as esperanças e a sustentabilidade da vida. Tal como ocorreu a Freud desenvolver seu importante trabalho a partir da obra de Schreber, Naffah e Almeida propuseram a reflexão sobre o livro Perto das trevas, do renomado escritor William Styron, no qual narra seu mergulho em uma depressão avassaladora em um circuito de infernal e insuperável sofrimento. Essa reflexão é feita por comentários e observações tecidas por psicanalistas de diversas orientações teóricas em seis capítulos diferentes, nos quais os autores “interpretam" o texto à luz das ideias de S. Freud, Ferenczi, M. Klein, W. R. Bion, em que faço minha contribuição pessoal, D. Winnicott, Lacan e outros psicanalistas de linhagem francesa. A proposta não é gerar controvérsia ou disputa de hegemonias e verdades, mas mostrar ao leitor em uma linguagem também acessível ao leigo interessado, como essa questão tão relevante é abordada e lidada por essas diferentes correntes do pensamento psicanalítico.

Claudio Castelo Filho

Alexandre Patricio de Almeida

Psicanalista, membro da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos artigos científicos e dos livros “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), e do best-seller “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022), dentre outros. Criador do podcast “Psicanálise de boteco”. Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação das diferentes linhagens psicanalíticas. Publicou, recentemente, pela editora Blucher (2023), as obras: “Por uma ética do cuidado: volume 1 (Ferenczi) e volume 2 (Winnicott)”. Coordena a coleção "Divã democrático", da editora Zagodoni.

Saiba mais

Alfredo Naffah Neto

Psicanalista. Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor titular da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Autor de diversos livros e artigos sobre psicanálise. Atualmente, realiza um estudo comparativo entre as diferentes linhagens psicanalíticas, focado na articulação entre a teoria e a clínica de cada uma delas; relações entre psicanálise e música (ópera e música popular, principalmente), como articulações entre a vida e a obra de artistas importantes (cantores, músicos, compositores), comparações entre a escuta musical e a escuta psicanalítica etc. Também é professor e supervisor do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA), colaborando atualmente na formação de psicanalistas chineses.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555061307
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  369 páginas
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  0.405 kg