Psicologia das multidões digitais

As fake news na pandemia

selo: Blucher | 2024 - 1ª edição

Pré-Lançamento

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

A psicanálise tem algo a dizer sobre inteligência artificial, algoritmos, tecnologias e mídias digitais? Possui instrumentos conceituais para compreender os efeitos menos visíveis das novas tecnologias? Marina Bialer, neste seu impressionante novo livro, mostra que “enquanto pensarmos que os algoritmos são caixas pretas das quais nada queremos saber, ficaremos sujeitos a assistir passivos aos usos dos avanços tecnológicos para manipular todos nós”. A partir desse alerta, a autora torna atuais os achados de Freud de 1921, em Psicologia

das massas e análise do Eu.

Psicologia das multidões digitais é um convite para participarmos da construção de um novo olhar para o campo das humanidades digitais.

Tornou-se urgente a construção de “uma escuta do nosso tempo, de uma condição pós-humana, e que retrate uma psicanálise engajada em seu tempo”. Um convite irresistível.

– Nelson Coelho Jr.

Marina Bialer

Marina Bialer é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, no qual integra o Conselho Editorial da Revista Percurso desde 2020. Doutora em Psicologia Clínica pela USP e em Psicopatologia pela Université Paris. É autora de Adolescendo em tempos instagramáveis (Editora AnnaBlume), Historiando a psicanálise: vida e obra de Theodor Reik (Editora Zagodoni) e Autobiografias no autismo (Editora Toro). 

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521221494
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  372 páginas
  • Ano da Edição:  2024