Ferramentas, Estratégias e Ética para a Complexidade
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A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
O Metadesign é um meio de se construir a simplicidade a partir da complexidade.
Neste volume o leitor aprenderá que a complexidade exige meios inovadores para que possa ser apropriada pelo Design. O Metadesign é um meio de se construir a simplicidade a partir da complexidade - e a Arquitetura Livre oferece uma abordagem ética para isso.
Caio Adorno Vassão doutor em Design e Arquitetura (FAU-USP/2008). Pesquisador e designer multidisciplinar dedica-se às relações entre alta tecnologia, design, estética e ambiente urbano desde 1993. Desenvolve consultoria em design de produtos e serviços, arquitetura da informação, planejamento de produtos e metadesign. Pesquisa e desenvolve projetos em arquitetura móvel, adaptável e flexível, na intersecção entre Design Industrial e Arquitetura.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Conteúdo
Introdução
1 - Abstração 1.1. Escalas de complexidade
1.2. Caixa-Preta
1.3. Ontologias
1.4. Máquinas abstratas (Ecologia)
2 - Diagramas
2.1. Autonomia do diagrama
2.2. Pensamento assistido e máquinas
3 - Procedimentos
3.1. Fórmulas e procedimentos
3.2. Espaços de possibilidades e máquinas abstratas
4 - Emergência
4.1. Agenciamento do complexo e "o que é ´projetável´?"
4.2. Abrir espaço para o imprevisto
4.3. Ecologias de interação e nichos de interação
5 - Arte
5.1. Arte em seu sentido amplo
5.2. Arquitetura Livre
6 - Corpo
6.1. Fenomenologia e ecologia
6.2. Instrumento e ferramenta
7 - Comunidades
7.1. Patterns e Software Livre
7.2. Objeto complexo e objeto pós-complexo
8 - Projeto como pergunta
8.1. Problema e teorema
8.2. Projeto como pergunta
Referências bibliográficas