Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária - Volume 1

selo: Blucher Open Access | 2015 - 1ª edição - Volume 1

E-book disponível em

Sinopse

Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros (LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas
sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.

Márcio Vieira de Souza

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Mídia e Conhecimento e líder do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento da UFSC/CNPq. Pesquisador nos Programas de pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC) e pós-gradução em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2; UFSC e UNISINOS-RS), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Saiba mais

Kamil Giglio

Pesquisador na TELTEC SOLUTIONS sobre tecnologias, inovação e metodologias ativas na Educação. Professor na faculdade AEROTD. Possui bacharelado em Comunicação Social – UNISUL, licenciatura em Letras e literatura Francês – UFSC, Mestrado e Doutoradopelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC, na área de concentração Mídias e Conhecimento. Pesquisador NGS/UFSC e MC/UFSC. Possui experiência na área de Comunicação e cultura digital, com ênfase em novas dinâmicas de comunicação e mídias aplicadas à educação. Atualmente ministra disciplinas, desenvolve e participa de pesquisas sobre mídias digitais, convergência e interoperabilidade entre mídias, tecnologia aplicada à Educação, Inovação tecnológica, TV digital, comunicação da marca, teorias e economia da mídia, disseminação e compartilhamento do conhecimento, gestão do conhecimento.

Saiba mais

Celso Luiz Ogliari

Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984); Ciências Biológicas - (2006) e Língua Portuguesa (2004) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós- graduado em Língua Portuguesa e Docência Universitária. Mestrado no Programa Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC - UFSC. Áreas de atuação:fotografia; jornalismo; educação; web rádio; novas tecnologias; histórias em quadrinhos e/também sua função pedagógica; a importância da imagem na construção do saber; ciências biológicas - ensino/pesquisa.

Saiba mais

Fernando José Spanhol

Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação - Pedagogia pela UNOCHAPECO. Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Araranguá e Professor do PPEGC/UFSC. É Conselheiro Cientifico e diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratório de Educação a Distância); Atua em educação a distância desde a década de 90 e tem participação em mais de 50 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto, Gestão e Legislação de Educação a Distância, Desenho Educacional, Sistemas de Tele/Videoconferência, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Continuada, Educação de Adultos, Teorias de Aprendizagem, Midia e Conhecimento, Gestão do Conhecimento.

Saiba mais

Gabrielli Ciasca Veloso

Graduanda, vinculada ao Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Saiba mais

Giovani M. Lunardi

Pós Doutor em Direitos Humanos (PPG Filosofia - UNISINOS) junto à Cátedra UNESCO/UNISINOS de Direitos Humanos e ao Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade (2014). Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2009). Graduado em Filosofia (UFSC 1999), Especialista (UFSC 2000) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC(2003). Coordenador e Professor do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça através do edital (2015-2017). Professor permanente e credenciado nos Programa de Pós Graduação do Mestrado em Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e do Mestrado em Energia e Sustentabilidade (PPGES). Professor convidado da ASHLAND University (Ohio - USA) (2012). Professor visitante no Departamento de Direito Constitucional e Comparado da Universitá degli Studi di Napoli FEDERICO II - ITÁLIA (2007). Temas prioritários de investigação: Ética e Direitos Humanos e suas interfaces com tecnologias da informação e comunicação, biotecnologias, sustentabilidade, inclusão social e políticas públicas.

Saiba mais

Paulo Cesar Leite Esteves

Professor da UFSC vinculado ao Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, Santa Catarina, Brasil. Doutorado (UFSC). Graduação em Geografía pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profissional de carreira da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP do Ministério de Ciência e Tecnologia (1975-1997) . Assessor da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1992-1997) para atuar na área de planejamento estratégico. Assessor de Planejamento e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1997-2010).

Saiba mais

Rangel Machado Simon

Pesquisador do grupo de pesquisa Mídias e Conhecimento da UFSC. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Possui graduação em TIC - Tecnologia de informação e comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor do Instituto Mix.

Saiba mais

Rayse Kiane De Souza

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), curso-técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2011) e é pesquisadora no grupo de pesquisa Mídias e Conhecimento da UFSC. Atualmente é Editora no Laboratório de Educação a distância (LED- UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Saiba mais

Robson Rodrigues Lemos

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciência da Computação - University of Calgary - Canadá (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá). Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento (incluindo a indústria de software) na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Interfaces Multimídia Interativas, Animação Baseada em Física, Mundos Virtuais para Medicina, Interação Gestual para Jogos e Simulação Computacional.

Saiba mais

Solange Cristina Da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). É professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É coordenadora do LEdI ( Laboratório de Educação Inclusiva) da UDESC. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação de cegos, educação especial, acessibilidade e formação de professores.

Saiba mais

Solange Maria Da Silva

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC (1995), Mestrado (1999) e Doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Campus Araranguá. É líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão e Inovação, vinculado à UFSC/Araranguá. Atua na área de Gestão de Negócios no Curso Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Tem experiência na Área de Administração Geral, com ênfase em Gestão Estratégica e de Processos, Gestão de Negócios, Gestão da inovação, Empreendedorismo e Qualidade em Serviços.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  None
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  170 páginas
  • Volume:  1
  • Ano da Edição:  2015