O emergir da Unicidade Analítica é um livro de profundidade extraordinária e uma mensagem psicanalítica ímpar. Ele delineia uma dimensão ontológico-experiencial fundamental da presença analítica, de uma profunda interconexão paciente-analista e do ser-um-com-o-ser, oferecendo novas possibilidades para ampliar o alcance do tratamento psicanalítico.
Eshel escuta com o “coração que ouve” e se entrega a estar dentro da realidade psíquica do paciente e sob o domínio do processo analítico, vivenciando o surgimento da unicidade, com seus desafios e mistérios.
Inspirada nos últimos escritos de Winnicott e Bion, Eshel oferece sua própria compreensão do tornar-se o ser-um-com a realidade emocional mais íntima do paciente como o estado analítico capaz de encontrar e transformar o core do colapso impensável.
Este livro será um guia inestimável para psicanalistas, psicoterapeutas e estudantes que buscam estender seu trabalho a níveis mais profundos de perturbação.
Psicóloga clínica, analista didata e supervisora. É membro sênior do corpo docente da Sociedade Psicanalítica de Israel, membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), membro honorário do New Center for Psychoanalysis (LA) e ex-vice-presidente da International Winnicott Association (IWA). Fundou e dirige os programas avançados “Winnicott, Bion e Psicanálise Independente: Avanços Radicais”, no Programa de Psicoterapia Psicanalítica, Faculdade de Medicina, Universidade de Tel Aviv; e “Avanços Radicais na Psicanálise Contemporânea” no Deepsprings, Pequim, China.
Saiba mais
Apresentação
Introdução
Sobre o emergir da Unicidade Analítica: desafios e mistérios
Prefácio à edição brasileira
Nota sobre a tradução brasileira de O emergir da Unicidade Analítica: no coração da psicanálise
Nota adicional sobre o non arrivé de Freud
Parte I
Dentro das profundezas
do ser: experiências em uma nova dimensão
1. O coração: ou o que coração
tem a ver com isso?
2. Transformações em unicidade:
Dois-em-Unicidade e Ser-um-Com-o-ser
3. Nas profundezas de um “buraco
negro” e morte
4. Afinal, de quem é o sono?: ou Um
Lance no Escuro
5. Um facho de escuridão
“quimérica”: presença, interconexão e transformação no tratamento psicanalítico
de um paciente condenado por crimes sexuais
6. Onde você está, meu amor?: sobre
ausência, perda e o enigma dos sonhos telepáticos
7. Em vez
de Édipo, Penteu: sobre perversão, sobrevivência e “presentificação”
Parte II
A “voz” do colapso
8. “Eu te agradeço por devolver minha alma com compaixão”: “presentificação”, paixão e compaixão em estados de perversão, colapso, desespero e morte
9. A
“voz” do colapso: sobre o enfrentamento da experiência traumática insuportável no
trabalho psicanalítico
10. Da
ampliação à mudança revolucionária na psicanálise clínica: a influência radical
de Bion e Winnicott