Este livro apresenta a história do Haiti nas relações internacionais, desde a colonização francesa até os dias atuais. Nele, destaca-se a importância da Revolução Haitiana e seu legado, além dos efeitos das intervenções estrangeiras sofridas pelo país caribenho. Trata-se de uma obra introdutória e de fácil leitura, destinada a estudantes do ensino médio, universitários, professores, ativistas e demais interessados em conhecer tanto o papel do Haiti na política mundial contemporânea como a atuação das grandes e médias potências que historicamente controlam os destinos dessa nação. É um trabalho que faz parte do esforço coletivo de romper o silêncio sobre o Haiti, grande exemplo de luta contra o racismo e a dominação colonial.
É doutor em Relações Internacionais e professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é conselheiro político do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul e membro da Rede Jubileu Sul Brasil, entidades que organizaram campanhas pela retirada das tropas estrangeiras do Haiti.
Saiba mais
É doutor e mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), e pesquisador do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). É membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Urban Violence Research Network e da Iniciativa Brasil-Haiti.
Saiba mais