Algoritmos em Python para Sistemas de Informação
R$ 180,00
ou até 3x de R$ 60,00
“O diabo mora nos detalhes”, frase atribuída a Nietzsche, é dita sempre que algo dá errado. Quando programamos códigos no computador estamos sujeitos a erros que, a princípio, não deveriam ocorrer. Tragédias, em boa parte, ocorrem por descuido ou detalhes quase imperceptíveis.
Após anos de programação e a vivência de muitos erros em códigos, neste livro o autor buscou apresentar programas em linguagem Python que podem levar a erros quando se trabalha com dados não estruturados. Erros de programação, erros de lógica, erros de comandos e chamadas de bibliotecas que mudaram de configuração são disponibilizados no texto como alertas de erros. Soluções são apresentadas via biblioteca Pandas do Python. A obra oferece abordagens computacionais para iniciantes e amantes do assunto, com códigos em Python.
Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre e doutor em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui trabalhos em conferências e revistas técnicas nacionais e internacionais. Foi professor na Unesp de 1992 a 2002, e na Universidade Paulista (Unip) entre 2003 e 2004, onde também foi coordenador do curso de Matemática durante o mesmo período. Foi coordenador de projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e avaliador do Ministério da Educação. Desde 2004 é professor no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) com dedicação exclusiva em pesquisas na área de Sistemas de Informação. É professor convidado no curso de pós graduação em Engenharia Elétrica do ITA desde 2004. Foi diretor-tesoureiro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) de 2004 a 2006.
Prefácio
1. Revisitando o Python
2. Pandas
3. Gráficos na Pandas
4. Agrupamento – O “diabo” aparece
5. Concatenação – Agrupando as diferenças
6. A função lambda
7. Seaborn – Uma grande aliada da Pandas
8. Falhas – Detalhes estatísticos
9. Dados econômicos
10. O nervoso mercado financeiro
11. O perigo dos asteroides
12. O ambiente Jupyter
Referências
Solução dos exercícios