Prints da adolescência

A construção subjetiva do adolescente

selo: Blucher | 2025 - 1ª edição

R$ 84,00

E-book disponível em

Sinopse

O adolescer é uma fase de transição no processo de desenvolvimento do sujeito que envolve tanto aspectos psíquicos como corporais. Abrir mão da infância, lidar com o luto dessa fase e com a despedida do corpo que até então existia, para enfrentar as transformações orgânicas e psíquicas, fruto dos efeitos hormonais que levam o adolescente a se desconhecer e a se reconhecer diante do novo que se apresenta, não é tarefa fácil.

É uma fase da vida cheia de interrogantes, de desconhecimento, ao mesmo tempo que tem a onipotência e a coragem como marcas significativamente fortes. Diante das transformações socioculturais ocorridas nos últimos anos, os profissionais que cuidam da saúde mental, em especial nós, psicanalistas, fomos provocados a estudar cada vez mais, a atualizar os conhecimentos para compreender as alterações advindas de um sujeito em constituição. Este livro nos convida a percorrer caminhos que, de alguma forma, todos já trilhamos, para que, utilizando referenciais teóricos e clínicos, possamos aprofundar nossa capacidade de escuta e intervenção diante dos nossos pacientes.

Patricia Rivoire Menelli Goldfeld

A Dra. Patricia Goldfeld é Médica Psiquiatra CREMERS 13236, Psiquiatra Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Psicanalista Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA), Instituição vinculada á International Psychoanalytical Association (IPA). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou 3 anos de Residência Médica em Psiquiatria pela UFRGS e especialização em Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Possui mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRGS, de 2013 a 2015. É ex-Diretora Geral do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso, onde exerceu o cargo de julho de 2015 a fevereiro de 2019. Trabalhou durante 27 anos como Médica de Perícia e Análise, no mesmo Instituto, realizando perícias forenses e atendimento psiquiátrico. Foi Diretora de Relações com a Comunidade da SBPdePA nas gestões 2012-2013 e 2014-2015. Foi Diretora Científica da mesma sociedade, na gestão 2016-2017. Fez parte da Comisión de Investigación da Federação Psicanalítica da America Latina de 2013 a 2017. Participou do corpo editorial da Revista Psicanálise da SBPdePA, de 2014 a 2017. Foi Diretora de Comunicações da SBPDEPA e Editora da revista Psicanalise, da mesma sociedade, na Gestão 2018-2019. Foi também Coordenadora de Seminários da Diretoria do Instituto de Psicanálise da SBPdePA, Gestão 2020-2021. Atualmente é Presidente da SBPdePA, Gestão 2024-2025.

Saiba mais

Katya de Azevedo Araújo

Psicóloga e psicanalista pela SBPDEPA, com mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RS. Atualmente é coordenadora técnica, supervisora e coordenadora de seminarios do Espaço Criar.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521226956
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  192 páginas
  • Ano da Edição:  2025
  • Peso:  0,252 kg