Descrição
A apresentação deste Psicologia e cinema carrega uma ambiguidade necessária: a “psicologia das imagens” está em movimento como área acadêmica; ao mesmo tempo, amplia-se o interesse da psicologia pelas “imagens em movimento”. A publicação desta coletânea acontece em um momento particularmente significativo, cuidadosamente organizada em seus autores e temáticas, enquadra-se na ampla difusão de pesquisas sobre imagens na psicologia das últimas décadas. Não obstante, convém notar a distinção da psicologia em relação a outras disciplinas das humanidades, igualmente, dos ritmos de apropriação das mídias no interior do próprio campo da psicologia, no qual as imagens fixas (desenhos, pinturas, fotografias etc.) têm angariado maior número de publicações, a despeito de imagens em movimento serem, de longa data, objeto privilegiado sob o olhar do psicólogo...
Adélia Augusta Souto de Oliveira
Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, vinculada ao programa de Mestrado em Psicologia da Ufal. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho e na Universidad de Barcelona. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Epistemologia e a Ciência Psicológica.
Lineu Norio Kohatsu
Docente do Instituto de Psicologia (USP). Integrante do grupo de pesquisa Migrações e Identidade (Ceru/FFLCH-USP). É pesquisador no Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Realiza pesquisas sobre educação escolar pública, imigração, xenofobia e sobre o uso de fotografia e vídeo em pesquisas.
Paula Orchiucci Miura
Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculada ao programa de Mestrado em Psicologia da Ufal. Mestre em Psicologia Social (PUC-SP), doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com estágio de doutorado no Serviço de Violência Familiar do Hospital Psiquiátrico de Coimbra e Pós-doutorado em Psicologia Clínica (USP).
Rodrigo Barros Gewehr
Professor do Instituto de Psicologia e da Pósgraduação em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Psicopatologia e Psicanálise pela Universidade de Paris VII. Estágio pós-doutoral em Filosofia na Universidade de Coimbra.
Informação Técnica
Prefácio: A psicologia das imagens em movimento
Apresentação
A (trans)formação social de processos psicológicos no filme A chegada
Um filme não é pensado e, sim, percebido: o filme como objeto de percepção em Merleau-Ponty
Cinema, saúde, humanização e o partejar tradicional: análise do documentário A parteira
Popularização científica e concepções de infância no documentário Bebês em foco
Infâncias e estranhamentos catárticos: uma análise fílmica a partir da psicologia sócio-histórica
Reflexões sobre a história pregressa da criança adotada em Lion: uma jornada para casa
Adolescência e a busca do self: sobre o retorno de Alice no País das Maravilhas
Reflexões sobre adolescência no filme Hoje eu quero voltar sozinho
A dimensão do amor em A vida invisível
Esculpindo o tempo com Andrei Tarkovski: articulações entre estética, utopia e psicanálise
Eu, Daniel Blake: reflexões sobre o desamparo e a precarização dos laços sociais
Scapinelli e o mal constitutivo
Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema
Um operário em construção: A classe operária vai ao paraíso
Autoras e autores