Sinopse

O tema “sexualidade e gênero” articula o corpo pulsional à dimensão cultural, simbólica, da sexualidade humana, que resiste a uma formatação uniformizada. Assim, certezas dão lugar a novos interrogantes originados em novas modalidades de viver identificações e vínculos.

Reconhecemos nos trabalhos que compõem esta rica coletânea uma psicanálise viva, fiel a sua vocação clínica e investigativa, que penetra nos subterrâneos da psique e que, sem pré-conceitos ou rótulos estereotipados, ultrapassa o mundo das aparências para ouvir as diferentes modalidades de mal-estar que se originam numa cultura em transformação.

Uma leitura instigante e imprescindível para profissionais e leigos tomados pela perplexidade face a um mundo em mutação.

 

Bernardo Tanis

Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Gley P. Costa

É médico, psiquiatra e psicanalista. Membro fundador, efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Professor da Fundação Universitária Mário Martins. Autor de mais de cem artigos de psiquiatria e psicanálise publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Livros publicados: Guerra e morte (Imago, 1988), Dinâmica das relações conjugais (Artmed, 1992), Conflitos da vida real (Artmed, 1997), A cena conjugal (Artmed, 2000), O amor e seus labirintos (Artmed, 2007) e A clínica psicanalítica das psicopatologias contemporâneas (Artmed, 2010).

Saiba mais

Teresa Rocha Leite Haudenschild

É analista didata e docente do Instituto Durval Marcondes. Analista de criança e adolescente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Representante do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) junto à Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi). Autora dos livros: O primeiro olhar: desenvolvimento psíquico inicial; Déficit e autismo (2015); e Psicossexualidades: feminilidade, masculinidade e gênero (2016). Escreve sobre desenvolvimento psíquico inicial, masculinidade, feminilidade e autismo.

Saiba mais

Teresa Lartigue

É psicanalista, doutora em Investigação Psicológica pela Universidad Iberoamericana (México), membro efetivo e analista didata da Asociación Psicoanalítica Mexicana (APM). Pesquisadora associada da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) desde 1999, ex-presidente de APM (2002 a 2004) e co-chair do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) para a América Latina (2005-2009). Escreve sobre depressão pós-parto, feminilidade e atividades preventivas com mulheres da comunidade.

Saiba mais

Rui Aragão Oliveira

É presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP). Membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e membro efetivo e analista didata da SPP. Exerceu a atividade de docência universitária no ensino público (Universidade de Évora) e privado (Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Dirigiu a Revista Portuguesa de Psicanálise (2012-2015), foi membro da comissão editorial do Psychoanalysis Today e pertence ao comitê de assessores do Livro Anual de Psicanálise (edição em língua portuguesa). Autor de um vasto número de artigos em psicanálise, publicados em revistas científicas da especialidade, entre os quais se destacam os temas relacionados com a masculinidade e a função paterna. Tem três livros publicados sobre psicologia clínica e reabilitação física.

Saiba mais

Patrícia Alkolombre

É membro efetivo e analista didata da Associação Psicanalítica Argentina (APA). Membro de ligação do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) junto à APA. Membro da Associação Escola Argentina de Psicoterapia para Graduados. Supervisora e docente de seminários em hospitais e centros de saúde. Autora dos livros Desejo de filho, paixão de filho e Esterilidade e técnicas reprodutivas à luz da psicanálise e organizadora e autora do livro Travessias do corpo feminino. Escreve sobre o tema da interdisciplinaridade entre psicanálise e ginecologia, esterilidade e técnicas de fertilização assistida.

Saiba mais

Oswaldo Ferreira Leite Netto

É membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Dirige o Serviço de Psicoterapia, no qual criou o núcleo de psicanálise. Foi diretor de atendimento à comunidade. Coordena o Grupo de Estudos de Psicanálise e Homossexualidade da Diretoria Científica da SBPSP. Escreve sobre homossexualidade, diversidade sexual, ensino em psicanálise e relações com a comunidade.

Saiba mais

Mirtes Marins de Oliveira

É mestre e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente e pesquisadora da pós-graduação em Design na Universidade Anhembi Morumbi. Coordenadora e professora do curso Histórias da Arte Moderna e Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Coautora do livro Cultural anthropophagy: the 24th Bienal de São Paulo, sobre a Bienal de 1998.

Saiba mais

Leticia Glocer Fiorini

É analista didata e ex-presidente da Associação Psicanalítica Argentina (APA). Mestre em Psicanálise. Atual assessora do Comitê de Publicações da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Autora dos livros: O feminino e o pensamento complexo; A diferença sexual em debate; e Corpos, desejos e ficções. Escreve sobre feminilidade, maternidade e diversidades sexuais.

Saiba mais

Julia Lauzon

É membro efetivo e analista didata da Associação Psicanalítica Chilena (APCH) e membro fundador da Sociedade Psicanalítica de Mendonza. Psiquiatra da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. Tesoureira da diretoria da APCH. Membro de ligação da COWAP para a APCH e coordenadora da comissão de trabalho de sexualidade e gênero da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal). Escreve sobre psicossexualidade, violência contra a mulher e mitos latino-americanos.

Saiba mais

Joshua Durban

É psicanalista didata e supervisor de análise de crianças e adultos do Israeli Psychoanalytic Society and Institute, em Jerusalém. Docente do Programa de Psicoterapia da Sackler School of Medicine, na Tel-Aviv University (Israel), do Programa de Estados Precoces da Mente e da Pós graduação em Estudos Kleinianos. Membro do intercomitê da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) para a prevenção do abuso de crianças. Conselheiro e supervisor de projetos nacionais sobre prevenção ao abuso e especialista na psicanálise de distúrbios do espectro autista (ASD) e crianças e adultos psicóticos. Foi o primeiro psicanalista a analisar crianças autistas em Israel. Escreve sobre análise de crianças, adolescentes e adultos; psicóticos; autistas; abuso sexual; consequências psíquicas das emigrações; e prática médica.

Saiba mais

João A. Frayze-Pereira

É psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Professor livre-docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Entre outros livros, é autor de Arte, Dor. Inquietudes entre Estética e Psicanálise (2010, 2ª edição), publicado pela Ateliê Editorial.

Saiba mais

Cândida Sé Holovko

É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da École de Psychosomatique de Paris. Foi Chair para a América Latina do Committee on Women and Psychoanalysis, da International Psychoanalysis Association (IPA); é coordenadora do Grupo de Estudos de Psicossomática da Escola de Paris e do Projeto de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Sexual, ambos na SBPSP, e coorganizadora do livro Sexualidades e gênero: desafios da psicanálise (Blucher, 2017), entre outros.

Saiba mais

Gertraud Schlesinger-Kipp

É psicóloga, psicanalista e membro efetivo da Associação Psicanalítica da Alemanha (DPV) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), da qual foi presidente de 2006 a 2008. De 2009 a 2011, foi membro do conselho da Federação Psicanalítica Europeia e da IPA. Foi co-chair e consultora do COWAP para a Europa e chair internacional do COWAP de 2015 a 2017. Possui vários textos publicados sobre desenvolvimento feminino através do ciclo vital, sexualidade, trabalho do sonho, crianças na Segunda Guerra Mundial e abordagem psicoterapêutica nos campos de refugiados da Alemanha.

Saiba mais

Frances Thomson-Salo

É analista didata de crianças, adolescentes e adultos. Membro da Sociedade Britânica de Psicanálise e ex-presidente da Sociedade Psicanalítica da Austrália. Membro do conselho editorial do International Journal of Psychoanalysis. Chair internacional do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) entre 2009 e 2015. Editora pela Karnac da série Psychoanalyisis and Women, em que organizou com colegas de diversos países vários livros sobre feminilidade, masculinidade, mitos da mulher, diversidade sexual etc.

Saiba mais

Fernando Orduz González

É psicólogo e psicanalista. Presidente da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal). Mestre em Comunicação e Cultura. Membro efetivo e analista didata do Instituto da Sociedade Colombiana de Psicanálise. Professor universitário de curso de pós-graduação da Faculdade de Artes e Psicologia. Escreve sobre arte e cultura.

Saiba mais

Estela V. Welldon

É psicoterapeuta psicanalítica e psiquiatra consultora honorária na Tavistock and Portman NHS Foundation Trust de Londres. Fundadora da Associação Internacional de Psicoterapia Forense e presidente honorária por vida. Membro do Colégio Real de Psiquiatras. Membro destacado da Associação Britânica de Psicoterapia, do Conselho da Psicanalítica Britânica e da Confederação de Psicoterapeutas Britânicos. Membro honorário do Instituto de Análise de Grupo e da Sociedade de Psicoterapeutas da Clínica Tavistock. Escreve sobre violência sexual, perversão materna e questões forenses.

Saiba mais

Ema Ponce De León Leiras

É phD, psicóloga clínica e psicanalista de crianças, adolescentes e adultos. Membro efetivo e analista didata da Associação Psicanalítica do Uruguai (APU). Fundadora (1991) e diretora da Clínica del Niño - Centro del Adolescente, um centro interdisciplinar para a assistência à criança e ao adolescente, em Montevidéu, no Uruguai. Representa o Uruguai como membro de ligação do Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP). Escreve sobre constituição psíquica; clínica do corporal, do não verbal e do traumático; dificuldades de simbolização e psicopatologia da primeira infância; abordagens interdisciplinares; e maternidade adolescente.

Saiba mais

Cláudio Laks Eizirik

É psiquiatra, membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Professor titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal). Coordenador do Comitê de Psicanálise e Saúde Mental e do Comitê de Novos Grupos, ambos da IPA. Ganhador do prêmio Sigourney 2011 e autor de vários livros.

Saiba mais

Andrea Escobar Altare

É psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia. Psicanalista e membro efetivo da Sociedade Colombiana de Psicanálise. Especialista em Criação Narrativa e mestre em Criação Literária.

Saiba mais

Almira Rodrigues

É psicanalista e membro associado da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb). Membro de enlace entre a SPBsb e o Comitê Mulheres e Psicanálise (COWAP) desde 2015 e membro do COWAP para a América Latina (2016-2017). Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com a tese Cidadania nas relações afetivo-sexuais no Brasil contemporâneo: uma questão de políticas públicas (1998) e a dissertação Relações amorosas: uma incursão sociológica no processo amoroso (1992), respectivamente. Publicou artigos sobre feminismo e sobre mulheres em relação a política e poder e, atualmente, dedica-se a combinar as perspectivas psicanalítica e sociológica sobre gênero e sexualidade.

Saiba mais

Alexandre Saadeh

É psiquiatra, psicodramatista e coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Núcleo de Psicologia e Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Professor no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Escreve sobre cirurgia de transgêneros.

Saiba mais

Cristina Maria Cortezzi

Psicanalista, membro efetivo e docente do Instituto da SBPSP. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro de ligação do COWAP-IPA junto à SBPSP desde 2015 e coordenadora do Grupo de Estudos de Psicanálise e Gênero da SBPSP. Coorganizadora do XII Diálogo Latino-Americano COWAP-IPA na SBPSP (2016).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521212515
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  400 páginas
  • Ano da Edição:  2017
  • Peso:  0.498 kg