Des-amparo e a mente do analista

selo: Blucher | 2018 - 1ª edição

R$ 115,00

ou até 2x de R$ 57,50

E-book disponível em

Sinopse

História do começo, dos começos (Urgeschichte). Estrutura mítica de uma origem que não teve lugar, não um lugar preciso ou realista, mas que, no entanto, inicia a história do ser. O desamparo é o término inicial, o alfa que suscita em Freud uma série de construções conceituais rigorosas e estritamente solidárias entre si (processos primário e secundário; princípio do prazer e realidade; identidade de percepção e pensamento; eu, prazer e realidade). Sempre pares conceituais cuja articulação não é pensar em términos de simples oposições, mas cuja polaridade permite expressar um paralelismo que reconhece um sistema de semelhanças e diferenças onde cabem a similidade, a equivalência, a complementaridade e a oposição. É dentro desse andaime conceitual que Freud vai discernir as noções de desejo inconsciente e angústia que serão a pedra angular na lógica das formações do inconsciente e que constituirão o objeto de nossa ciência.

Marcelo Vinãr 

Membro titular da Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU)

Rita Andréa Alcântara de Mello

Psicóloga. Membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro filiado do Instituto Durval Marcondes, da SBPSP. Presidente da Organização dos Candidatos da América Latina (OCAL) na gestão 2010-2012. Participante do grupo de estudos Clínica do Des-Amparo e a Mente do Analista, da SBPSP. Colaboradora no Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes com Transtorno do Humor (PROACTH) da Unifesp no período de 2012 a 2014.

Saiba mais

Walkiria Nunez Paulo dos Santos

Psicanalista pela International Psychoanalytical Association (IPA) e membro associado da SBPSP. Especialista em Psicologia Clínica pelo Serviço de Tocoginecologia do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Dedica-se à psicanálise desde 1979. Apresenta e coordena trabalhos em congressos da Febrapsi, Fepal e IPA. Estuda e escreve sobre o Prazer no Pensar. Atende adolescentes e adultos em consultório particular desde 1980. Supervisora de profissionais de saúde desde 1983, atua na clínica de doenças crônicas intestinais desde 1999. É criadora e coordenadora do grupo de estudos Clínica do Des-Amparo e a Mente do Analista da SBPSP. Coordenadora da Diretoria de Atendimento à Comunidade (DAC) da SBPSP – Setor de Cursos, Jornadas e Simpósios (2021-2022). Autora do livro “O Prazer no pensar – prazer criativo” (Blucher, 2019) e organizadora e autora de capítulos de “Des-amparo e a mente do analista” (Blucher, 2018) e do livro “Fronteiras do des-amparo e as vicissitudes da pandemia” (Blucher, 2022).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521213536
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  432 páginas
  • Ano da Edição:  2018
  • Peso:  0.54 kg