Des-amparo e a mente do analista

selo: Blucher | 2018 - 1ª edição

R$ 115,00

ou até 2x de R$ 57,50

E-book disponível em

Sinopse

História do começo, dos começos (Urgeschichte). Estrutura mítica de uma origem que não teve lugar, não um lugar preciso ou realista, mas que, no entanto, inicia a história do ser. O desamparo é o término inicial, o alfa que suscita em Freud uma série de construções conceituais rigorosas e estritamente solidárias entre si (processos primário e secundário; princípio do prazer e realidade; identidade de percepção e pensamento; eu, prazer e realidade). Sempre pares conceituais cuja articulação não é pensar em términos de simples oposições, mas cuja polaridade permite expressar um paralelismo que reconhece um sistema de semelhanças e diferenças onde cabem a similidade, a equivalência, a complementaridade e a oposição. É dentro desse andaime conceitual que Freud vai discernir as noções de desejo inconsciente e angústia que serão a pedra angular na lógica das formações do inconsciente e que constituirão o objeto de nossa ciência.

Marcelo Vinãr 

Membro titular da Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU)

Walkiria Nunez Paulo dos Santos

Psicanalista pela International Psychoanalytical Association (IPA) e membro associado da SBPSP. Especialista em Psicologia Clínica pelo Serviço de Tocoginecologia do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Dedica-se à psicanálise desde 1979. Apresenta e coordena trabalhos em congressos da Febrapsi, Fepal e IPA. Estuda e escreve sobre o Prazer no Pensar. Atende adolescentes e adultos em consultório particular desde 1980. Supervisora de profissionais de saúde desde 1983, atua na clínica de doenças crônicas intestinais desde 1999. É criadora e coordenadora do grupo de estudos Clínica do Des-Amparo e a Mente do Analista da SBPSP. Coordenadora da Diretoria de Atendimento à Comunidade (DAC) da SBPSP – Setor de Cursos, Jornadas e Simpósios (2021-2022). Autora do livro “O Prazer no pensar – prazer criativo” (Blucher, 2019) e organizadora e autora de capítulos de “Des-amparo e a mente do analista” (Blucher, 2018) e do livro “Fronteiras do des-amparo e as vicissitudes da pandemia” (Blucher, 2022).

Saiba mais

Rita Andréa Alcântara de Mello

Psicanalista. Membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521213536
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  432 páginas
  • Ano da Edição:  2018
  • Peso:  0.54 kg